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Liberdade aos 42

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25
Out21

Alimentos de A a Z... Feijão-verde


Na sequência da rubrica "Alimentos de A a Z", hoje, apresento-vos o feijão-verde.

 

Alimentos de A a Z_feijão-verde.gif

 

De nome é verde, mas na verdade pode ser riscado e até de tom roxo. Rico em vitaminas e minerais, o feijão-verde é uma boa fonte de fibra alimentar.

O feijão-verde não é mais do que a vagem do feijão seco, colhida antes do desenvolvimento das sementes. As vagens podem ter várias tonalidades, podendo apresentar-se totalmente verde ou verde riscado com outras cores, como o roxo.

Tem um comprimento variável e a forma pode ser larga e achatada ou relativamente cilíndrica. As espécies mais antigas possuem um fio fibroso ao longo da vagem, mas as mais recentes já não o têm, tornando a preparação e confecção do feijão-verde mais prática.

Pertence à família das leguminosas frescas e pode também ser denominado por vagem. A época do feijão-verde é entre o Verão e o início do Outono, mas está disponível no mercado durante todo o ano devido à sua aptidão para o cultivo em estufa.

Tem um baixo  e é rico em  e . Destacam-se os carotenos (pró-) e ; o  e . Além disso, constitui uma boa fonte de fibra alimentar.

 

Benefícios associados ao consumo

O feijão-verde tem efeitos protectores do sistema cardiovascular. Os carotenos e a  são excelentes , protegem de infecções e da oxidação das células e outros componentes do organismo. Além disso, a fibra,  e  desempenham um papel importante na protecção cardiovascular. O  e o  têm efeito complementar na manutenção da . O  é necessário para neutralizar a , uma molécula potencialmente perigosa e que aumenta os riscos de doença cardiovascular. O conteúdo de  do feijão-verde é razoável, sendo importante para a formação da hemoglobina. A hemoglobina é um componente dos glóbulos vermelhos do sangue, responsável pelo transporte de oxigénio para as células.

 

Como comprar e conservar

De preferência, deverá comprar feijão-verde não embalado, de modo a poder escolher aqueles de melhor qualidade. A vagem deve apresentar-se com uma textura tenra e com uma coloração verde vivo. Deverá fazer um pequeno estalido quando quebrada e conter uma polpa suculenta e sem fios. Se uma vagem tem no seu interior os feijões completamente formados, tenderá a ser fibrosa e dura. Não deverá ter manchas escuras ou amolgadelas. Se não puder consumir o feijão-verde imediatamente, deverá armazená-lo, sem lavar previamente, no frigorífico dentro de um saco plástico perfurado (na gaveta dos legumes). Poderá conservar-se durante cerca de 3 dias nestas condições.

Se na confecção usar a vagem inteira comece por cortar as duas pontas, começando pela parte que tem o pé. Puxe o “fio” que corre ao longo do feijão-verde e que mantém unidas as duas extremidades. Posto isto, devem ser lavadas de imediato em água corrente e fria.

Pode cortar o feijão em pedaços enviesados, óptimos para a sopa, ou no sentido do comprimento, por exemplo para acompanhar um peixe cozido.

Cozendo o feijão-verde no vapor irá preservar as vitaminas e os minerais. Se optar por água a ferver, coza entre sete a dez minutos. Não tape o tacho. No final da cozedura, o feijão-verde deverá ter mantido a cor e a textura estaladiça. No final da cozedura deve escorrer o vegetal muito bem.

Para utilizar o feijão-verde mais tarde, por exemplo, em saladas, há que mergulhá-lo em água gelada. Manterá assim a cor e a firmeza.

 

Sugestões de utilização:

Arroz de codorniz com feijão-verde redondo

Bacalhau da Noruega lascado com feijão-verde, tomate cherry e coentros

Cozido Vegan de Feijão-verde

Creme de cenoura com feijão-verde

Espadarte na frigideira com batata e feijão-verde

Feijão-verde com bacon

Feijão-verde com cogumelos e ovos mexidos

Feijão-verde estufado em tomate na frigideira

Feijão-verde guisado

Feijão-verde salteado com pimentos morrones

Gratinado de peixe com feijão-verde e couve-flor 

Jardineira tradicional

Pataniscas de feijão-verde

Peixinhos da horta com molho de abóbora

Risotto com feijão-verde e tomate assado

Salada de batata com feijão-verde

Salada de camarão com feijão-verde

Salada de feijão-verde com ovo

Salmão na chapa com feijão-verde salteado

Sopa de feijão-verde

Tarte de bacon com feijão-verde

Tortilha de frango e feijão-verde

https://lifestyle.sapo.pt/sabores/dicas/artigos/feijao-verde-o-bom-amigo-da-cozinha-e-da-saude-anda-esquecido

https://saboreiaavida.nestle.pt/bem-estar/feijao-verde

 

18
Out21

Alimentos de A a Z... Feijão


Na sequência da rubrica "Alimentos de A a Z", hoje, apresento-vos o feijão.

 

Alimentos de A a Z_feijão.gif

 

O feijão (designação comum, extensiva às sementes comestíveis de diferentes plantas da família das Leguminosas, sobretudo do género Phaseolus) apresenta inúmeras vantagens do ponto vista nutricional e ambiental. À semelhança de outras leguminosas, o feijão, desempenha um papel fundamental no controlo do apetite, devido à sua composição rica em proteína, fibra e hidratos de carbono de absorção lenta.

Ao contrário do que muitos pensam, o feijão apresenta um baixo valor energético (cerca de 100 kcal por 100g) e uma baixa percentagem de gordura, contendo pequenas quantidades de ácidos gordos do “tipo ómega-3″. É uma excelente fonte de vitaminas, minerais e antioxidantes, nomeadamente, de ácido fólico, vitaminas do complexo B, ferro, zinco, cálcio, flavonóides, ácido fítico e compostos fenólicos.

É importante referir que para que as proteínas presentes sejam devidamente aproveitadas pelo organismo devem ser combinadas com cereais, como o arroz, por exemplo.

Existe uma enorme variedade de feijão (manteiga, encarnado, frade, branco, preto, catarino), que permite a preparação de diversos pratos que podem ser incluídos na nossa alimentação. Seja na sopa, em saladas, como acompanhamento, em feijoadas e até mesmo em sobremesas; 

 

Benefícios associados ao consumo

 Possui um efeito protector para as doenças cardiovasculares e para certos tipos de cancro. A presença de fitoquimícos com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes no feijão pode ser particularmente relevante na protecção das células;

 O consumo regular de feijão ajuda ao bom funcionamento intestinal e também a melhorar os níveis de  no sangue. Os  do feijão são predominantemente complexos, logo de absorção lenta pelo organismo. É por isso que o feijão ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue (reduzindo o indíce glicémico das refeições onde está presente), conferindo um efeito protector face a doenças como a diabetes.

 O cultivo e a produção  de feijão é importante para a protecção do ambiente. O feijão, à semelhança de outras leguminosas, possui a capacidade de produzir naturalmente azoto, não sendo necessário a utilização de fertilizantes azotados que requerem maiores gastos e poluição para a sua produção. 


Bom para as mulheres: o  — mineral no qual o feijão é muito rico, sobretudo o encarnado – é importante no transporte de oxigénio no organismo, na produção de energia e no sistema imunitário. É particularmente importante nas mulheres que têm um maior risco de deficiência neste mineral

 

Advertência associada ao consumo

Quem tem dificuldades de digestão das leguminosas deve evitar o consumo do grão inteiro e preferir o feijão em puré.

  

https://content.paodeacucar.com/prazer-de-comer-e-beber/tipos-de-feijao

https://saboreiaavida.nestle.pt/bem-estar/feijao

https://www.receitasnestle.com.br/dica/2019/04/10/como-fazer-feijao

https://alimentacaosaudavel.dgs.pt/alimento/feijao/

https://www.publico.pt/2017/09/07/ciencia/noticia/de-onde-veio-ao-certo-o-feijao-portugues-1784739

https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/feij%C3%A3o

https://nutrimento.pt/dicas/vantagens-nutricionais-do-feijao/

https://www.infoescola.com/plantas/feijao/

 

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