Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Liberdade aos 42

Liberdade aos 42

22
Mai20

A Liberdade de... A Marquesa de Marvila


Fui desafiada pela querida MJP para botar discurso sobre a liberdade!... eu sou ‘soa para ter bastante dificuldade em botar discurso sobre temas pré-definidos, raisparta!... sinto que se me foge a liberdade para parte incerta... mas como foi a MJP a pedir e ela é ‘soa fofinha que eu aprecio bastante, aqui estou! Isso e porque Marquesa que é Marquesa não diz que não a um desfio, ora essa!


Quem me segue (quem não segue é um ovo podre, já dizia o filósofo!) sabe que eu sou sujeita para ter nascido em época de privação de liberdade, fui cidadã de ditadura por pouco tempo, 7 meses e picos, para ser mais exacta, que logo uns Senhores (sim com letra grande) se juntaram, puseram mãos às armas e, em boa hora, libertaram o povo de suas amarras. Viva a Liberdade!

*E antes que venham aí os Velhos do Restelo, os de direita, de esquerda e o catano!, friso desde já, até grito se for caso disso, que a liberdade não tem esquerda nem direita, cima ou baixo, não é preta nem branca, homem ou mulher! A liberdade É! Apenas e só!* - Já minervaram, raisparta!

Com este aparte, sim, a malta tem de pôr ordem nisto de vez em quando!, retomemos:

 

Liberdade é talvez a condição, o direito, nem sei como lhe chamar (Liberdade é Liberdade, catano!), que eu mais prezo. Não ter liberdade é não conseguir respirar, é não ser, é não existir!

Ser livre não é ausência de prisão. Prisão daquelas de verdade, com grades, polícias e tudo. Há quem esteja atrás das grades e seja livre! Há quem esteja preso por ser livre! Livre no pensamento, nas crenças, nas suas lutas! Recordo-me, por exemplo de Nelson Mandela, Steve Biko, Luaty Beirão, Xanana Gusmão, e tantos outros... presos por serem livres, por lutarem pelo que acreditam, por não se calarem, por gritarem liberdade!... basta abrirem o site da Amnistia Internacional Portugal para verem quantas pessoas estão presas por serem livres! Já agora, aproveitem que lá vão e contribuam para liberdade. Sejam livres!
 

 

Ser livre não é namorarem/casarem/ajuntarem com o “amor da vossa vida”... ser livre é estarem com quem querem, que essa pessoa vos respeite, sempre!, sem mas nem porquês, vos aceite e vos deixe ir embora se e quando quiserem! E respeitar é deixar-vos ser. Ser plenamente, com tudo o que são... com os vossos amigos, familiares, empregos, hobbies, manias, roupas, ideais... tudo! Como seres completos que são! Houve, não há muito tempo, a conquista de casarmos com quem queremos, sem “arranjinhos” dos pais, mas a liberdade que ainda falta conquistar é um longo caminho... ora perguntem à Associação de Apoio à Vítima. Denunciem, sempre! Seja convosco ou com os outros! A violência doméstica é um crime público. Não se calem!

Ser livre é podermos amar quem queremos, sem olhar a côr, feitio, raça, etnia, sexualidade, género. O amor é livre, sempre! Desde que entre duas pessoas adultas e consentido. Como é que amor pode não ser livre? Como pode alguém querer impor a outro quem e como amar? O amor é livre! O amor respeita todos! Amem!

Ser livre é eu, mulher, poder ir para a rua de mini-saia, beber até cair, se me apetecer, fumar, usar decotes, saltos altos (sem receio de necessitar de correr e não conseguir), ir de férias com as amigas e deixar o marido e filhos em casa à minha espera, trabalhar onde e no que quiser, ir a discotecas sozinha, sair à noite até às horas que entender, e fazer isto tudo ao mesmo tempo, se quiser, e não ser incomodada, acusada, apontada, abusada, violada ou morta porque... “Ela estava a pedi-las!”... Não! Eu sou livre! E quando quero alguma coisa eu peço, com palavras, não com atitudes! E se, quando peço, mudar de ideias serei respeitada, sempre! Ser livre é poder ser mulher!

Ser livre é acreditar em quem quiser, Deus, Alá, Buda, na Deusa do Amor, Lúcifer... ou em nenhum deles! É poder viver com as minhas crenças, em paz, sem ser importunada, achincalhada, marginalizada, atacada ou morta em nome de uma crença!

Liberdade é poder ser o que se é e o que se quiser**, sempre! Sem condições! Liberdade é respeitar os outros naquilo que são e querem ser, sem condições! Pretos, brancos, Ciganos, Hindus, Católicos, Homossexuais, Bissexuais, Transexuais, altos e baixos, gordos e magros, ingleses e chineses, louros e morenos, gajos e gajas... As Pessoas em geral e em particular também!
 

 

E vocês, já são livres?

 

 

**Olá Velhinhos do Restelo, eu sei que vocês andam aí, vero?!?.... só para vos sossegar: Ser o que se quiser e fazer o que se quiser sempre dentro da lei e o respeito pelo outros, bale? Não desatem para aí aos tiros de caçadeira com a desculpa de que eu disse que podia ser, está bem fofinhos?... Boa!!!

 

Texto da autoria de: A Marquesa de Marvila

 

4 comentários

  • Imagem de perfil

    MJP 22.05.2020

    A Nossa Marquesa é uma Querida!
    Resto de dia Feliz, Querida!
    Mil beijinhos
  • Imagem de perfil

    Luísa de Sousa 22.05.2020

  • Imagem de perfil

    MJP 22.05.2020

  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Mais sobre mim

    foto do autor

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Pesquisar

    Arquivo

      1. 2024
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2023
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2022
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2021
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2020
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2019
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D

    Em destaque no SAPO Blogs
    pub