Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Liberdade aos 42

Liberdade aos 42

23
Abr21

A Liberdade de... Tri


Quando a MJP me propôs a escrever sobre “liberdade” e andando nós a viver confinamentos atrás de confinamentos, confesso que fiquei com um misto de emoções quanto ao que pensar sobre o assunto. E, na verdade, acho que de uma forma geral nós nunca pensamos bem sobre este tema…damos como um dado adquirido. (salvo certas gerações a quem muito agradeço e que por vezes devem ter flash de memórias de tempos idos…e que parecem tão presentes

Nenhum de nós sabe bem dizer o que é ser livre, realmente livre. Temos algumas crenças enraizadas e para cada um de nós o conceito de liberdade é diferente…é como a felicidade, não é uma conceção universal. 

Nestes dias diria que a nossa maior liberdade é o pensamento.

A liberdade de pensamento é essencial à mente humana e, até ver, são ainda inexistentes os meios de se impor normas ao pensamento humano. Não obstante, os nossos pensamentos são moldados, são conduzidos pelos meios sociais (ou até reprimidos), são ludibriados …Ainda temos o nosso espírito crítico, está claro, temos é que lhe dar uso e é aí que entra a nossa liberdade.

A liberdade de pensamento é, necessariamente, garantida por um Estado Democrático, pois sem a mesma não há democracia consolidada. 

Mas com a ressalva sempre de que Liberdade de agir/pensar não é – nem nunca será – libertinagem. 

O pensamento de cada um está estritamente conectado com a sua intimidade, a sua privacidade e aí tudo pode acontecer. Do mais absurdo e impraticável, ao atos mais corajosos ou até puníveis. 

A liberdade de pensar é, portanto, totalmente livre (perdoem o pleonasmo), cabendo a cada pessoa controlar aquilo que pretende exteriorizar, ou que guarda simplesmente para si.

E que forma mais simples e crua de sermos livres que não no nosso pensamento? Assim, em qualquer lugar, a qualquer hora, somos livres de pensar, de refletir, de questionar, de contrapor, somos livres para pensar! 

E isso é que faz de nós pessoas, melhores pessoas até, isso faz-nos evoluir, faz-nos pôr tudo em causa, não aceitar simplesmente mas colocar um ‘porquê?’ …e faz-nos simplesmente imaginar, viajar, sermos felizes sem sair do lugar. A verdadeira liberdade não é aquilo que conseguimos conquistar mas aquilo que conseguimos pensar.  

Haverá maior liberdade que a do pensamento? 

 

Texto da autoria de: Tri

 

42 comentários

Comentar post

Pág. 1/2

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2021
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D

Em destaque no SAPO Blogs
pub