A Liberdade de... Viajar porque sim!
Momentos de liberdade
Subir o Erg Chebbi à tardinha, os pés a afundarem-se na areia, a sombra das dunas a projectar-se na encosta. Sentar-me a descansar, olhar o mar de areia até onde a vista alcança, e sentir-me muito pequenina.
Merzouga - Erg Chebbi
Descer até à Lagoa do Congro, em São Miguel, entre árvores tão altas que não deixam o sol passar. O cheiro a terra, musgo e húmus é avassalador. Só se ouve o estalar das folhas e dos ramos, e um outro pássaro que pia de vez em quando. Até o som dos passos é abafado. E depois ver a lagoa, e perceber uma vez mais que a natureza é perfeita.
Tomar o pequeno-almoço na varanda do apartamento em Seget Donji, com o sol a transformar em espelho a água do Adriático, e em mancha negra as formas arredondadas da ilha vizinha. Lá em baixo, a praia desenha-se em curvas suaves de areia cor de pérola, e a mancha turquesa de uma piscina chama por mim. Fechar os olhos e sentir o prazer do dolce far niente dos dias de férias.
Seget Donji
Passear sob os chapéus coloridos que cobrem as ruas de Águeda no Verão e me fazem ter vontade de dançar, iluminada por mil cores que me pintam de felicidade.
***
Em viagem sinto-me como se não tivesse limites. Não é que não os tenha – eles estão lá, são vários e de vária ordem. Mas é o meu estado de espírito.
É quando viajo que me sinto realmente livre.
Ana CB / Agosto 2020
Texto e fotos da autoria de: Viajar porque sim