Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Liberdade aos 42

Liberdade aos 42

27
Ago21

A verdadeira Liberdade é espiritual...


"A verdadeira liberdade não tem nada que ver com o mundo exterior. A verdadeira liberdade não é política, não é económica; é espiritual. A liberdade política pode ser retirada a qualquer momento; a liberdade económica pode desapareceer como uma gota de orvalho com o primeiro sol da manhã. Não estão nas suas mãos. E aquilo que não está nas suas mãos não pode ser chamado de verdadeira liberdade.

A verdadeira liberdade é sempre espiritual. Tem alguma coisa que ver com o seu ser mais interior, que não pode ser acorrentado, que não pode ser algemado, que não pode ser metido numa prisão.

Sim, o seu corpo pode sofrer toda estas coisas, mas a sua alma é intrinsecamente livre. Você não tem de a pedir nem tem de lutar por ela. Já aí está, neste preciso momento. Se você se voltar para dentro, todas as correntes, todas as prisões, todos os tipos de escravidão desaparecem - e há muitos. A liberdade é uma só; as escravidões são muitas - tal como a verdade é só uma e as mentiras podem ser aos milhares.

O que é exactamente a substância mais íntima da liberdade? É você estar livre do passado e estar livre do futuro. É não ter memórias que o prendam ao passado, arrastando-o sempre para trás - isso é contra a existência; nada anda para trás. E é também a sua libertação da imaginação, do desejo, da ânsia, que o arrastam em direcção ao futuro.

Nem o passado nem o futuro existem. Tudo o que tem nas suas mãos é o presente. E uma pessoa que viva no presente, sem o fardo do passado nem do futuro, conhece o gosto da liberdade. Não há correntes - correntes de memórias, correntes de desejos. Estas são as correntes reais que prendem a sua alma e nunca o deixam viver o momento que lhe pertence."

Osho in Liberdade_a coragem de ser genuíno

 

dias....JPG

Ria de Alvor...

 

32 comentários

Comentar post

Pág. 1/2

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2021
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D

Em destaque no SAPO Blogs
pub