Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Liberdade aos 42

Liberdade aos 42

29
Mar19

Acerca do Burnout...


O burnout é um processo dinâmico e desenvolve-se por acumulação de estímulos.

Pode aparecer mais tarde ou mais cedo, dependendo das expectativas que cada pessoa tenha face à sua realização pessoal com o trabalho.

Ocorre, geralmente, depois de se verificar que o processo "idílico" inicial, de realização e aporte pessoal, não corresponde aos resultados de reconhecimento esperados.

É descrito como um tipo específico de stress laboral a que se encontram, particularmente, susceptíveis os profissionais de saúde, no seu desejo em adaptar-se e responder eficazmente a um excesso nas exigências e pressões laborais.

Resulta da tensão, da exigência e do esforço excessivos, componentes que afectam negativamente o rendimento e a qualidade do desempenho profissional.

Trata-se de um quadro clínico, cujo curso evolutivo apresenta um desenvolvimento contínuo e flutuante no tempo, em que se podem descrever três fases [1ª fase: stress psicossocial, em que se produz um desequilíbrio entre as exigências e os recursos; 2ª fase: situação de tensão psico-fisiológica; 3ª fase: alterações de comportamento].

As consequências são múltiplas e variadas e não afectam, apenas, o trabalhador que sofre, mas também a organização onde este desenvolve a sua actividade.

Agora, mais do que nunca, vivemos tempos difíceis, em que o grau de exigência e o avolumar de tarefas é cada vez maior, coexistindo com a degradação das condições de trabalho e de vida, por força do aumento da carga laboral e diminuição da retribuição financeira, com graves implicações na vida pessoal do trabalhador e da sua família.

Nas actuais circunstâncias é muito difícil encontrar motivação, por mais que se goste do trabalho que se faz, para manter o nível de excelência no desempenho da actividade profissional e aumentar a produtividade, que nos é exigida diariamente.

Por isso, é de suma importância o desenvolvimento de estratégias de prevenção do burnout, quer por parte do trabalhador, quer da entidade empregadora.

Partilho um vídeo da revista VISÃO que, esta semana, decidiu trazer à capa este tema tão importante (e preocupante), que afecta cada vez mais pessoas...

 

Dia Feliz!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2021
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D

Em destaque no SAPO Blogs
pub