Acerca do Burnout...
O burnout é um processo dinâmico e desenvolve-se por acumulação de estímulos.
Pode aparecer mais tarde ou mais cedo, dependendo das expectativas que cada pessoa tenha face à sua realização pessoal com o trabalho.
Ocorre, geralmente, depois de se verificar que o processo "idílico" inicial, de realização e aporte pessoal, não corresponde aos resultados de reconhecimento esperados.
É descrito como um tipo específico de stress laboral a que se encontram, particularmente, susceptíveis os profissionais de saúde, no seu desejo em adaptar-se e responder eficazmente a um excesso nas exigências e pressões laborais.
Resulta da tensão, da exigência e do esforço excessivos, componentes que afectam negativamente o rendimento e a qualidade do desempenho profissional.
Trata-se de um quadro clínico, cujo curso evolutivo apresenta um desenvolvimento contínuo e flutuante no tempo, em que se podem descrever três fases [1ª fase: stress psicossocial, em que se produz um desequilíbrio entre as exigências e os recursos; 2ª fase: situação de tensão psico-fisiológica; 3ª fase: alterações de comportamento].
As consequências são múltiplas e variadas e não afectam, apenas, o trabalhador que sofre, mas também a organização onde este desenvolve a sua actividade.
Agora, mais do que nunca, vivemos tempos difíceis, em que o grau de exigência e o avolumar de tarefas é cada vez maior, coexistindo com a degradação das condições de trabalho e de vida, por força do aumento da carga laboral e diminuição da retribuição financeira, com graves implicações na vida pessoal do trabalhador e da sua família.
Nas actuais circunstâncias é muito difícil encontrar motivação, por mais que se goste do trabalho que se faz, para manter o nível de excelência no desempenho da actividade profissional e aumentar a produtividade, que nos é exigida diariamente.
Por isso, é de suma importância o desenvolvimento de estratégias de prevenção do burnout, quer por parte do trabalhador, quer da entidade empregadora.
Partilho um vídeo da revista VISÃO que, esta semana, decidiu trazer à capa este tema tão importante (e preocupante), que afecta cada vez mais pessoas...
Dia Feliz!