Alimentos de A a Z... Abacate
Para dar início à nova rubrica, "Alimentos de A a Z" , apresento-vos o abacate:
É uma fruta exótica proveniente do abacateiro, uma árvore da família das Laureáceas, nativa das regiões tropicais e subtropicais da América Central. Em Portugal é cultivado, sobretudo, no Algarve e na Madeira e as variedades mais frequentemente comercializadas são a Hass, Fuerte, Reed, Bacon e Pinkerton. A cor/tipo da casca e a forma desta fruta dependem da sua variedade e a sua polpa é verde-amarelada e tem uma consistência macia e pastosa.
Ao contrário de outras frutas comuns, o abacate tem baixo teor de açúcares e alto teor de gorduras monoinsaturadas com benefícios a nível cardiovascular. Esta fruta é ainda fonte de vitaminas E, K e B6, potássio e cobre, e tem alto teor em fluoreto. Possui ainda quantidades consideráveis de compostos antioxidantes (compostos fenólicos e carotenóides) e fitoesteróis, que estão associados a inúmeros efeitos benéficos para a saúde.
Sugestões de utilização:
De forma a acelerar a maturação, os abacates podem ser fechados num saco de papel juntamente com uma banana (o etileno libertado pela banana ajuda no processo de maturação). Os abacates só devem ser refrigerados quando estão maduros, porque caso contrário, a sua estrutura celular pode ser danificada, o que torna o processo de amadurecimento mais difícil. Para evitar o escurecimento após a abertura, a polpa do abacate pode ser colocada numa embalagem hermética coberta com película (de maneira a impedir a exposição ao oxigénio) ou, em alternativa, pode ser adicionado sumo de limão.
Há muitas maneiras de incluir o abacate na alimentação, pelo que poderá:
- Cortar o abacate em tiras e juntar a sandes, tostas e hambúrgueres;
- Amassar a polpa para fazer: guacamole (molho de abacate), húmus e patês para barrar tostas ou galetes; molhos para salada ou para dips de vegetais; mousses para sobremesa (ex.: mousse de morango);
- Adicionar no final das confeções para engrossar sopas ou molhos;
- Incluir em batidos e smoothies.
Fonte: Auchan_artigo da autoria da nutricionista Renata Vicente
Como preparar:
Passo-a-passo
1. O abacate deve maduro, mas não demasiado. Vai precisar de uma boa faca de cozinha.
2. Dê um golpe à volta do abacate, verticalmente, rodando o fruto. A faca deve ir até ao caroço.
3. Com as mãos, rode o abacate para separar as metades.
4. Deverá ficar com este aspecto, com as duas metades perfeitamente separadas.
5. Para tirar o caroço de forma a deixar o fruto sem mazelas e inteiro, enterre num só golpe a faca no caroço e puxe rapidamente.
6. Com a ajuda de uma colher, tire a polpa do abacate. Coloque a colher bem rente à casca e vá rodando o fruto para que a polpa saia inteira.
7. A polpa deverá sair inteira e sem desperdício.
Fonte: pingodoce.pt/escola-de-cozinha