Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Liberdade aos 42

Liberdade aos 42

13
Jul20

Alimentos de A a Z... Alecrim


Alimentos de A a Z_alecrim.gif

 

O alecrim é um arbusto perene, de origem mediterrânica, com altura média de 1,2m, muito ramificado, sempre verde, com hastes lenhosas, folhas pequenas e finas, opostas, lanceoladas.

A parte inferior das folhas é de cor verde-acinzentado enquanto a superior é verde brilhante. As flores reúnem-se em espiguilhas terminais e são de cor azul ou esbranquiçada. Floresce quase todo o ano e não necessita de cuidados especiais nos jardins.

Toda a planta exala um aroma forte e agradável. É utilizada para fins culinários, medicinais e religiosos, o seu óleo essencial também é utilizado em perfumaria, nomeadamente, na produção da água-de-colónia - contém tanino, pineno, cânfora e outros princípios activos que lhe conferem propriedades excitantes, tónicas e estimulantes.

A sua flor é muito apreciada pelas abelhas, resultando num mel de extrema qualidade. (Há quem plante alecrim perto de apiários, para influenciar o sabor do mel)

Fresco (preferencialmente) ou seco, é apreciado na preparação de aves, caça, carne de porco, salsichas, linguiças e batatas assadas. Em Itália é utilizado em assados de carneiro, cabrito e vitela e na famosa focaccia. Na preparação de churrascos, recomenda-se espalhar um bom punhado sobre as brasas, perfumando a carne e difundindo um agradável odor no ambiente. Pode ser utilizado, também, em sopas e molhos.1

Por ser uma das ervas mais completas no que concerne a benefícios para a saúde, tem vindo a ser objecto de estudo da ciência.2 

 

Benefícios para a saúde: 

O alecrim apresenta múltiplos benefícios para a saúde, nomeadamente propriedades: antibacterianas, antifúngicas, anti-inflamatórias e analgésicas, antioxidantes, anti-tumorais/cancerígenas e antidiabéticas. É considerado um protector do fígado e um aliado no controlo do peso e na melhoria da circulação sanguínea. São-lhe, ainda, atribuídas propriedades neuroprotectoras (protecção contra doenças neurodegenerativas) e antidepressivas.  

Acção antimicrobiana, anti-dispética e anti-espasmódica: melhora a digestão e contribui para o tratamento de infecções urinárias, vómitos e diarreia. A infusão de alecrim pode ser tomada imediatamente após as refeições, sendo útil para o processo digestivo, combatendo a azia e o excesso de gases. 

Diurético: aumenta a produção de urina, diminuindo a retenção de líquidos. 

Combate o cansaço: estudos já comprovaram a eficácia do alecrim contra o cansaço, stress e ansiedade e depressão. 

Contribui para o bom funcionamento do fígado: tem um efeito hepatoprotector e diminui as dores de cabeça decorrentes de uma alimentação desregrada e excessivo consumo de bebidas alcoólicas. 

Melhora a circulação: melhora a circulação sanguínea e evita a formação de trombos (coágulos de sangue) que podem obstruir os vasos sanguíneos (veias e artérias)

 

Sugestões de utilização

Arroz de alecrim

Lombo de porco com alecrim

Focaccia de alecrim

Bolo de alecrim coberto com pêra caramelizada

 

1https://pt.wikipedia.org/wiki/Alecrim

2https://www.researchgate.net/publication/330517417_Rosmarinus_officinalis_L_an_update_review_of_its_phytochemistry_and_biological_activity

 

26 comentários

Comentar post

Pág. 1/2

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2021
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D

Em destaque no SAPO Blogs
pub