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Liberdade aos 42

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03
Ago20

Alimentos de A a Z... Ameixa


 

Dando sequência à rubrica "Alimentos de A a Z", hoje, apresento-vos a ameixa.

 

Alimentos de A a Z_ameixa.gif

 

Existe um vasto número de espécies de ameixas espalhadas pelo mundo. Pensa-se que a ameixa europeia tenha sido descoberta há cerca de dois mil anos atrás, sendo originária da área próxima do Mar Cáspio.

Já na época Romana, existiam mais de 300 variedades de ameixas europeias. Estas cruzaram o Oceano Atlântico com os peregrinos, que as levaram para os Estados Unidos da América no século XVII.

As ameixas pertencem ao género Prunus e são da família do pêssego e da nectarina. São consideradas drupas, frutos carnudos de caroço duro, o qual contém as sementes. A ameixa pode ter uma cor púrpura, vermelha, azul-escura, verde, amarela ou âmbar. Além de ser consumida fresca, também se consome seca, em conserva, sendo também comum em alguns pratos de doçaria tradicional.
 
 
Informação Nutricional
 

A ameixa fresca tem quase 90% de água e um baixo valor calórico, fornecendo cerca de 40 kcal/100g. É rica em  reguladores como  e  e ainda em fibra.

 

Composição nutricional
(100g de parte edível)

Ameixa Encarnada
Energia (kcal)41
Água (g)88
Proteínas (g)0,8
 (g)0,2
monoinsaturados (g)0,1
 (g)7,4
Fibra (g)1,9
Caroteno (µg)420
 (µg)70
 (mg)0,02
 (mg)0,6
 (mg)190
 (mg)13

g = grama; mg = miligrama e µg = micrograma. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. 

Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

 
Vantagens e desvantagens
 

A ameixa tem um leve efeito diurético pelo seu conteúdo em água e , que poderá ser benéfico no caso de  e hipertensão arterial ou em caso de perdas excessivas de , como durante a utilização de diuréticos. É desaconselhada em casos de insuficiência renal, visto que nesta condição o consumo de  é restrito.
Este mesmo mineral desempenha um papel importante na regulação da , no equilíbrio dos fluidos do corpo e na contração muscular.

A   está presente em variadas reações químicas no nosso organismo, funcionando como co-enzima. É necessária na metabolização das proteínas,  e ácidos nucleicos.

Os carotenos são transformados em  depois de absorvidos pelo organismo. A  é um componente dos pigmentos visuais responsáveis pela receção da luz na retina. Além disso, é importante para uma pele saudável, para um crescimento saudável, para o desenvolvimento ósseo e para a reprodução.

 tem uma importante acção antioxidante. Evita a oxidação e protege a integridade de diversos componentes celulares, nomeadamente das lipoproteínas que transportam o  no sangue e ajudam, assim, a prevenir problemas cardiovasculares.

A ameixa seca é amplamente conhecida como promotora do bom funcionamento intestinal, graças ao seu alto teor de fibra insolúvel que facilita a absorção de água ao nível do intestino.

A ameixa é conhecida pelas suas propriedades laxantes mas, em concreto, é muito mais que isso. Além de ser um fruto delicioso e fresco, a ameixa possui uma grande variedade de benefícios.

Benefícios da ameixa

  • São baixas em calorias – 46 kcal por 100 gr.
  • Não contém gorduras saturadas;
  • Possuem diversos compostos, como minerais, fibras dietéticas e vitaminas, bem como sorbitol e isatina, conhecidas por ajudar a regular o funcionamento do sistema digestivo e assim, aliviar a prisão de ventre.
  • A ameixa madura é uma fonte moderada de vitamina C, um poderoso antioxidante natural. Alem do mais, os alimentos ricos em vitamina C ajudam o corpo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos, bem como inflamações e permitem eliminar os radicais livres nocivos;
  • A ameixa fresca, especialmente a amarela, é uma fonte de betacaroteno e vitamina A, sendo esta vitamina essencial para a visão, mas também ajuda na prevenção do cancro de pulmão e a cavidade oral;
  • Contém flavonóides poli-antioxidantes fenólicos, tais como a luteína, criptoxantina e zeaxantina, em quantidades razoáveis. Estes compostos permitem eliminar os radicais livres e espécies reactivas de oxigénio que actuam em processos de envelhecimento. A zeaxantina, é um carotenóide importante, concentrado na mácula lútea da retina, que proporciona funções antioxidantes e protege a retina dos raios ultravioletas nocivos;
  • É rica em minerais como fluoreto de potássio e ferro. O ferro é necessário para a formação de glóbulos vermelhos, enquanto que o potássio é um componente importante dos fluídos das células e do corpo, que ajuda a controlar a frequência cardíaca e a pressão sanguínea;
  • É uma fonte moderada de vitamina B, tais como a niacina e o ácido pantaténico. Essas vitaminas actuam como co-factores e ajudam o corpo a metabolizar os carbohidratos, proteínas e gorduras;
  • São ricas em potássio, um mineral essencial que, juntamente com o sódio, participa da transmissão dos impulsos nervosos e contracção dos músculos;
  • Ajuda a controlar a glicémia por apresentar um baixo índice glicémico;
  • Ajuda a melhorar a saúde dos ossos. Os flavonóides e demais compostos fenólicos presentes na fruta auxiliam na reversão da perda de massa óssea;
  • Ajuda a prevenir a anemia e a melhorar a resistência imunológica. O ferro é fundamental para a formação dos glóbulos vermelhos do sangue e transporte de oxigénio. Além de ser rica nesse mineral, a ameixa também é uma boa fonte de vitamina C, que melhora a absorção do ferro pelo intestino, combatendo assim a deficiência desse nutriente que pode levar à anemia.

Recomenda-se que as sejam consumidas com casca, pelo facto de nela estarem contidos uma boa parte dos nutrientes responsáveis por todos os benefícios da fruta.

 

Como comprar e conservar
 

Se desejar comprar ameixas que estão maduras e prontas para consumir, escolha aquelas que resistem a pequenas pressões mas que se apresentam ligeiramente macias ao toque. Se prefere ameixas para amadurecerem em casa evite aquelas que se apresentem demasiado duras, uma vez que, devido à sua imaturidade, não desenvolverão bom gosto nem textura.

As ameixas que ainda não amadureceram podem ser conservadas à temperatura ambiente. Uma vez que este fruto amadurece rapidamente, verifique o seu estado um ou dois dias após a compra, de forma a garantir que não amadureceram demais. Uma vez maduras, as ameixas podem ser conservadas no frigorífico durante alguns dias.

 

https://saboreiaavida.nestle.pt/bem-estar/ameixa

https://clinicaspersona.com/beneficios-ameixa/

 

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