Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Liberdade aos 42

Liberdade aos 42

10
Ago20

Alimentos de A a Z... Amêndoa


Dando seguimento à rubrica Alimentos de A a Z, hoje, apresento-vos a amêndoa!

 

Alimentos de A a Z_amêndoa.gif

 
A história mítica de Portugal anda em grande parte ligada aos amendoais. São bem conhecidas as histórias de princesas nórdicas que, raptadas ou vindas de livre vontade para Portugal, definham por falta das suas neves natais e de como os estimados consortes plantam ocultamente amendoais para que, na altura da floração (Janeiro/Fevereiro), elas se julguem rodeadas de neve devido ao branco rosado das suas flores. A introdução da amendoeira está documentada a partir do século XII e terá sido introduzida pelos Árabes. A cultura em Portugal definiu-se em dois pólos distintos — o Duriense e o Algarvio. É no século XVI e XVII que a amêndoa algarvia começa a ser exportada, principalmente para Inglaterra. É de referir que o mercado belga cotava a amêndoa algarvia a preços superiores, denominando-a Faro's almonds.
 
A amêndoa (Amygdalus comunis) é o caroço do fruto da amendoeira, uma árvore de porte médio que dá flores perfumadas, cor-de-rosa e brancas. Originárias de regiões da Ásia ocidental e da África do Norte, a amendoeira, tal como outras árvores semelhantes, o pessegueiro, a cerejeira e a ameixoeira, produz frutos que contêm dentro um caroço. É a este caroço que chamamos amêndoa.
 
As amêndoas podem ser durázias ou de casca dura (as mais vulgares), molares (possuem um caroço frágil) e as cocas, cuja casca se parte com os dedos. A amêndoa é uma drupa proveniente de um híbrido de A. bucharica e A. fenziliana. Apresenta, mais vulgarmente, as seguintes dimensões: 30 mm de comprimento por 20 mm de largura e 15 mm de espessura. O miolo representa cerca de 25% do peso da amêndoa e pesa aproximadamente 1,5 g.


A amêndoa é encontrada de duas formas: a doce, de uso mais amplo, e, a amarga de sabor marcante que deve ser consumida com bastante moderação. Um dos componentes da amêndoa amarga, o ácido cianídrico, pode causar sérios problemas de saúde. Normalmente este tipo de amêndoa é utilizado na indústria na fabricação de aromatizantes, mas sempre em pequenas proporções.

 

Informação Nutricional
 

A amêndoa é rica em proteínas (20% de sua composição),  E, B1, , fibras e  (aproximadamente 50%) do tipo insaturada, sendo a maior parte monoinsaturada, que, associada a uma dieta saudável, pode ajudar a controlar as taxas das LDL-, o conhecido 'mau '.

 

Composição nutricional
(100g de parte edível)

Amêndoa
Energia (kcal)643
Água (g)4,9
Proteínas (g)21,6
 (g)56
dos quais monoinsaturados (g)34,5
 (g)7,2
Fibra (g)12
 (mg)0,21
 (mg)24
 (mg)410
 (mg)860
g = grama; mg = miligrama e µg = micrograma. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.
 
 
Vantagens e desvantagens
 

A amêndoa é um fruto rico em , mineral que desempenha um papel importante na regulação da , no equilíbrio dos fluídos do corpo e na contracção muscular. Tem um leve efeito diurético pelo seu conteúdo em água e , que poderá ser benéfico no caso de  e hipertensão arterial ou em caso de perdas excessivas de , como durante a utilização de diuréticos. É desaconselhado em casos de insuficiência renal, visto que nesta condição o consumo de  é restrito.

A amêndoa também é rica em , o segundo mineral mais abundante no organismo e cerca de 80% está localizado nos ossos e dentes. O  está presente em todas células do organismo onde desempenha funções muito variáveis e todas elas da maior importância. Tem relevante papel na formação molecular do ADN e do ARN, bem como do ATP,  tri-fosfato. As células utilizam-no para armazenar e transportar a energia na forma de fosfato de 

 é um nucleosídeo formado pela união de uma adenina com uma ribose.

, igualmente presente em boa quantidade na amêndoa, desempenha funções a nível da transmissão neuromuscular, participa na regulação dos fluxos através das membranas celulares, coadjuva a actividade de algumas  em variados processos enzimáticos, e está envolvido na replicação de ADN.

, também presente, é um mineral importante para a função imunitária e reprodutiva e participa no metabolismo de inúmeros componentes no organismo.

 está presente em variadas reacções químicas no nosso organismo, funcionando como co-enzima. É necessária na metabolização das proteínas,  e ácidos nucleicos.

 evita a oxidação e protege a integridade de diversos componentes celulares, nomeadamente das lipoproteínas que transportam o  no sangue e ajudam, assim, a prevenir problemas cardiovasculares.

Por fim, os compostos encontrados na pele das amêndoas parecem ajudar o organismo a combater os vírus mais comuns que causam gripe e constipações.

 
Como comprar e conservar
 

Ao adquirir amêndoas, observe a casca, e certifique-se que esta não se apresenta rachada, bolorenta ou com manchas. Se adquirir amêndoas descascadas prefira as que estejam em embalagens hermeticamente fechadas. Se comprar amêndoas que sejam conservadas em grandes recipientes assegure-se de que existe uma grande rotação de produto, e que este se encontra bem fechado protegido do calor, do ar e da humidade de forma a garantir a máxima frescura. Procure as amêndoas que apresentem uma cor uniforme, textura firme e cheiro adocicado.

Uma vez que as amêndoas possuem elevado conteúdo em , é importante conservá-las correctamente, de forma a protegê-las da rancificação. As amêndoas descascadas devem ser colocadas num recipiente bem fechado, num local fresco e seco, protegidas da luz solar. Manter as amêndoas frescas irá protegê-las da rancificação e prolongar a sua frescura. As amêndoas refrigeradas podem ser conservadas por longos meses. Se forem mantidas no congelador podem ser conservadas por mais de 1 ano. Pedaços de amêndoa descascados rancificam mais rapidamente que amêndoa inteira descascada. As amêndoas conservadas com casca possuem um tempo de vida mais longo.

 
Como utilizar
 

A amêndoa (ou seja, o miolo da amêndoa) é consumida como aperitivo, ao natural, salgada ou torrada. Pode também ser consumida coberta de açúcar ou de chocolate. Entra também na maior parte da doçaria regional. Por possuir um sabor delicado é muito utilizada na confeitaria como base de sobremesas, bolos e tortas. Pode ser usada sob a forma de farinha, em lascas, inteira e até mesmo como "leite". O principal benefício do leite de amêndoas é a ausência de lactose, o que faz desta bebida ideal para quem tem intolerância ou  à lactose e também à soja. É usada, também, na indústria farmacêutica e cosmética.

 

Sugestões de utilização:

Smoothie de nectarinas e amêndoa

Madalenas de leite condensado e amêndoa

Bolo de maçã e amêndoa

Tarte de amêndoa tradicional

Bolinhos de amêndoa

 

 

https://tradicional.dgadr.gov.pt/pt/cat/frutos-secos-secados-e-similares/274-amendoa-do-algarve

https://saboreiaavida.nestle.pt/bem-estar/amendoa#gs.cfnge4

 

18 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2024
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2023
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2022
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2021
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D

Em destaque no SAPO Blogs
pub