Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Liberdade aos 42

Liberdade aos 42

17
Ago20

Alimentos de A a Z... Amendoim


Bom dia a tod@s!

No seguimento da rubrica "Alimentos de A a Z", hoje, apresento-vos o amendoim.

 

Alimentos de A a Z_amendoim.gif

 

O amendoim é um fruto seco muito apreciado e popular. É ingrediente de alguns produtos de pastelaria e é a partir dele que se pode obter a manteiga de amendoim.

Os amendoins comercializam-se crus ou tostados, salgados, caramelizados, picantes... Podem ser consumidos como aperitivo ou formando parte de grande variedade de pratos. São utilizados para a obtenção de farinha que, misturada com a de trigo, se emprega no fabrico de pão, bolachas e outros produtos de pastelaria.

Dos amendoins também se pode extrair óleo, muito utilizado na gastronomia portuguesa. 

Os frutos secos possuem um elevado valor calórico e por esse motivo o seu consumo deve ser controlado.

 

O amendoim é um excelente alimento que quando consumido com moderação, devido ao seu valor energético, pode constituir uma boa fonte de diversos minerais, vitaminas e fitoquímicos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias na nossa alimentação. Surpreendentemente, o seu valor nutricional é ainda pouco conhecido.

Na composição do amendoim podemos encontrar mais de 20 aminoácidos (100g de amendoim fornecem aprox. 28g de proteína), polifenóis, diversos antioxidantes, vitaminas e minerais. Entre as vitaminas destacam-se a Vitamina E, os folatos e as vitaminas do complexo B, em particular a niacina (Vit. B3) e a vitamina B6. Nos minerais, o amendoim é uma fonte interessante de magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre e manganésio. Recentemente descobriu-se que na sua composição existem ainda resveratrol (um polifenol que pode ser encontrado na película das uvas pretas e no vinho tinto), ácidos fenólicos, flavonóides e fitoesteróis que podem ter um papel importante na regulação do colesterol e na proteção celular. No seu todo, os minerais, vitaminas e substâncias químicas presentes possuem um elevado potencial antioxidante e anti-inflamatório podendo ser muito importantes na luta contra os radicais livres de oxigénio que parecem estar na base da doença cardiovascular e oncológica.

Ainda por cima, os amendoins quando vão ao forno parecem ficar com concentrações aumentadas destes compostos com propriedades bioactivas.

Por outro lado, as gorduras presentes no amendoim, essencialmente insaturadas (mono e poli), podem ter um papel interessante na redução das lipoproteínas de baixa densidade (LDL-C) também conhecido como o “colesterol mau” e na proteção cardíaca, podendo ser mais uma alternativa interessante à gordura de origem animal, como a manteiga, para barrar o pão, por ex.

O amendoim possui diversos aminoácidos, mas falta-lhe a L-metionina, um aminoácido essencial. Este aminoácido encontra-se no pão, em particular no pão integral e noutros cereais integrais. Assim, a manteiga de amendoim e o pão integral, complementam-se bem como fonte proteica.

 

Informação Nutricional
 
Composição nutricional
(100g de parte edível)
Amendoim
Energia (kcal)589
Proteínas (g)25,4
 (g)47,7
 (g)10,1
Fibra (g)8,8
 (mg)0,9
 (mg)0,13
 (mg)180
 (mg)7
 (mg)680

g = grama; mg = miligrama e µg = micrograma. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

 

Devido ao seu elevado valor calórico, o amendoim e em particular a manteiga de amendoim, devem ser consumidos com bastante moderação. Mas podem ser uma excelente opção com elevado valor nutricional face a outras gorduras de origem animal. E uma alternativa energética nos regimes vegetarianos e não só. Um dos grandes problemas da manteiga de amendoim pode ser ainda a sua elevada quantidade em sal e gorduras adicionadas no processo de fabrico, mas a manteiga de amendoim pode ser facilmente produzida em casa, com menor custo, teores de sal reduzidos e sem adição de gordura.

O amendoim é um alimento que gera diversos benefícios, mas deve ter-se em conta que, para os obter, é necessário que se faça um consumo relativamente regular de amendoim e também moderado. Comer amendoins em excesso pode levar a que não se obtenha o retorno desejado.

São muitas as pessoas que têm vindo a aderir à moda dos ginásios. Para os adeptos da actividade física, o amendoim também pode revelar-se um bom aliado, sendo uma fonte de energia que é importante, pois permite melhorar o desempenho na actividade. Além de favorecer a recuperação muscular, também auxilia a atingir os objectivos de quem treina, pois promove a hipertrofia. A presença de magnésio e potássio permite a este alimento contribuir para manter a saúde dos músculos e ainda favorecer a contração muscular.

O amendoim também é rico em antioxidantes (que previnem o envelhecimento precoce), triptofano, um aminoácido essencial (que favorece a produção de hormonas do bem-estar, o que permite diminuir o stress acumulado e melhorar o humor)ácido fólico (que contribui para diminuir o risco de malformação fetal) e previne a anemia.

 

O amendoim deve ser evitado por quem tem pele oleosa, nomeadamente na adolescência, pois este alimento pode mesmo agravar a oleosidade da pele e os problemas de acne. Outro problema que o consumo de amendoim pode causar é azia.

 

Como comprar e conservar:

O amendoim é um fruto seco que não corre grandes riscos de contaminação e por esse motivo não são requeridos grandes cuidados na sua conservação. Basta apenas que se mantenha num recipiente fechado, em ambiente fresco e seco, de forma a aumentar o seu tempo de prateleira.

O amendoim pode ser útil para a saúde, mas na cozinha também o é. Pode comprá-lo cru e depois em casa optar por torrá-lo, colocando no forno por 10 minutos, uma boa opção é criar uma pasta. Basta colocar o amendoim no liquidificador e triturá-lo até ter uma consistência cremosa.

Por isso, apesar de idealmente poder ser consumido fresco e cru são várias as criações gastronómicas que recorrem a este ingrediente para fornecer aquele toque especial aos pratos. As sobremesas são as que mais usam o amendoim, pois as suas características tornam-no num alimento particularmente enriquecedor para bolos, chocolates e doçarias.

 

https://nutrimento.pt/noticias/o-amendoim-e-a-saude/

https://ncultura.pt/conheca-os-beneficios-do-amendoim/

https://saboreiaavida.nestle.pt/bem-estar/amendoim#gs.dm9sm0

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    MJP 17.08.2020

    Eu adoro amendoins torrados... mas, curiosamente, não sou muito fã da manteiga de amendoim (a não ser daquela que faço no processador de alimentos!)...
    Resto de dia Feliz, Querida Isa!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Mais sobre mim

    foto do autor

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Pesquisar

    Arquivo

      1. 2024
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2023
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2022
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2021
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2020
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2019
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D

    Em destaque no SAPO Blogs
    pub