Alimentos de A a Z... Anis estrelado
Dando seguimento à rubrica "Alimentos de A a Z", hoje, apresento-vos o anis estrelado!
O Illicium verum, conhecido popularmente como anis estrelado, anis da China, anis da Sibéria, badiana ou funcho da China é uma planta originária da China e do Vietnam, que pode atingir 6 a 8 metros de altura. As flores podem ser brancas ou vermelhas e os frutos têm o formato de estrela.
Os chineses usam-no há milhares de anos como tempero culinário e remédio. Foi introduzido na Europa em 1578 pelo navegador inglês Sir Thomas Cavendish, através das Filipinas. É usado na Rússia desde o século XVII e na Alemanha desde o século XVIII. O uso da especiaria na Europa limitou-se, sobretudo, a sobremesas e licores.
Possui propriedades digestivas tendo sido usado para tratar intoxicações por frutos do mar. É conhecido também pelas suas propriedades antissépticas, anti-inflamatórias, calmantes, digestivas e diuréticas. É considerada uma especiaria de uso medicinal e culinário.
Na culinária, o anis estrelado ou estrela-de-anis, é utilizado para produzir óleos essenciais e aromatizar bebidas alcoólicas. É a partir desta planta que se produz o principal fármaco para tratamento da Gripe A, o Oseltamivir (nome comercial: Tamiflu).
O anis estrelado e a semente de anis, embora compartilhem alguns compostos de aroma e sabor, são apenas parentes distantes. O anis estrelado é muito mais potente e deve ser usado com cautela. O excesso de ingestão pode causar alguns transtornos, nomeadamente, náuseas e complicações neurológicas, quando consumida por crianças pequenas.
Onde usar o anis estrelado?
O anis estrelado pode ser usado inteiro ou moído, e em pratos doces e salgados. É bastante versátil, mas deve ser utilizado com moderação para não se sobrepor a todos os outros sabores. É utilizado como aromatizante em pães e bolos.
O anis estrelado é uma das cinco especiarias da tradicional mistura chinesa de 5 especiarias. Embora existam muitas variantes, a mistura tradicional é composta por anis estrelado, cravo, canela chinesa, pimenta de Sichuan e sementes de funcho. A mistura de 5 especiarias chinesas pode ser usada com carnes gordurosas, como carne de porco, pato ou ganso. Também é usada em frango e frutos de mar, assim como para temperar panados e cozidos de carne vermelha.
No Vietnam, é o principal condimento do Pho de carne e na Tailândia é usado para dar sabor a chás gelados.
Na Índia, o anis estrelado é comumente usado para substituir o anis por ser mais barato.
O anis estrelado também enriquece a aprofunda o sabor do café. As vagens podem ser usadas várias vezes, misturadas no pó de café.
Como fazer um chá de anis estrelado?
Ferva água numa chaleira. Coloque 1 a 2 estrelas de anis por cada chávena de água. Deixe em infusão por 10 a 15 minutos. Coe e adoce com mel.
Como comprar e armazenar o anis estrelado?
O melhor anis estrelado, de sabor mais pronunciado, é aquele com estrelas inteiras, sem pontas quebradas.
Para verificar sua frescura, quebre uma das pontas, esmague a semente e sinta o aroma. Um anis estrelado fresco terá um sabor pronunciado. Se não sentir cheiro, ´rejeite o produto.
Guarde num recipiente hermético, em local escuro e fresco. O anis estrelado permanece fresco por cerca de um ano, enquanto o anis estrelado moído começará a perder o seu sabor após seis meses.
Caso precise de anis estrelado moído, pode moer as estrelas inteiras (sementes e vagens) num moinho de especiarias ou num almofariz.
Dica: Toste o anis estrelado moído para obter um sabor mais intenso.
Benefícios do anis estrelado
As sementes de anis estrelado contêm ingredientes com propriedades antibacterianas e fungicidas.
O anis estrelado é utilizado na medicina popular para o tratamento de diversas doenças, mas não há evidência científica suficiente que comprove a sua eficácia no tratamento de: tosse, gases, perda de apetite, distúrbios menstruais e gastrites.
Sugestões de utilização:
Lombo de porco assado com especiarias
Coelho estufado com especiarias
Compota de abóbora com anis estrelado
Bolo ensopado com calda de anis
https://pt.wikipedia.org/wiki/Illicium_verum
https://www.rotadasindias.pt/estrelas_de_anis_(fruto)
https://cozinhatecnica.com/2019/01/anis-estrelado/