Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Liberdade aos 42

Liberdade aos 42

24
Ago20

Alimentos de A a Z... Anis estrelado


Dando seguimento à rubrica "Alimentos de A a Z", hoje, apresento-vos o anis estrelado!

Alimentos de A a Z_anis estrelado.gif

 

Illicium verum, conhecido popularmente como anis estreladoanis da Chinaanis da Sibériabadiana ou funcho da China é uma planta originária da China e do Vietnam, que pode atingir 6 a 8 metros de altura. As flores podem ser brancas ou vermelhas e os frutos têm o formato de estrela.

Os chineses usam-no há milhares de anos como tempero culinário e remédio. Foi introduzido na Europa em 1578 pelo navegador inglês Sir Thomas Cavendish, através das Filipinas. É usado na Rússia desde o século XVII e na Alemanha desde o século XVIII. O uso da especiaria na Europa limitou-se, sobretudo, a sobremesas e licores.

Possui propriedades digestivas tendo sido usado para tratar intoxicações por frutos do mar. É conhecido também pelas suas propriedades antissépticas, anti-inflamatórias, calmantes, digestivas e diuréticas. É considerada uma especiaria de uso medicinal e culinário.

Na culinária, o anis estrelado ou estrela-de-anis, é utilizado para produzir óleos essenciais e aromatizar bebidas alcoólicas. É a partir desta planta que se produz o principal fármaco para tratamento da Gripe A, o Oseltamivir (nome comercial: Tamiflu).

O anis estrelado e a semente de anis, embora compartilhem alguns compostos de aroma e sabor, são apenas parentes distantes. O anis estrelado é muito mais potente e deve ser usado com cautela. O excesso de ingestão pode causar alguns transtornos, nomeadamente, náuseas e complicações neurológicas, quando consumida por crianças pequenas. 

 

Onde usar o anis estrelado?

O anis estrelado pode ser usado inteiro ou moído, e em pratos doces e salgados. É bastante versátil, mas deve ser utilizado com moderação para não se sobrepor a todos os outros sabores. É utilizado como aromatizante em pães e bolos.  

O anis estrelado é uma das cinco especiarias da tradicional mistura chinesa de 5 especiarias. Embora existam muitas variantes, a mistura tradicional é composta por anis estreladocravocanela chinesa, pimenta de Sichuan e sementes de funcho. A mistura de 5 especiarias chinesas pode ser usada com carnes gordurosas, como carne de porco, pato ou ganso. Também é usada em frango e frutos de mar, assim como para temperar panados e cozidos de carne vermelha.

No Vietnam, é o principal condimento do Pho de carne e na Tailândia é usado para dar sabor a chás gelados.

Na Índia, o anis estrelado é comumente usado para substituir o anis por ser mais barato.

O anis estrelado também enriquece a aprofunda o sabor do café. As vagens podem ser usadas várias vezes, misturadas no pó de café. 

 

Como fazer um chá de anis estrelado?

Ferva água numa chaleira. Coloque 1 a 2 estrelas de anis por cada chávena de água. Deixe em infusão por 10 a 15 minutos. Coe e adoce com mel.

 

Como comprar e armazenar o anis estrelado?

O melhor anis estrelado, de sabor mais pronunciado, é aquele com estrelas inteiras, sem pontas quebradas.

Para verificar sua frescura, quebre uma das pontas, esmague a semente e sinta o aroma. Um anis estrelado fresco terá um sabor pronunciado. Se não sentir cheiro, ´rejeite o produto. 

Guarde num recipiente hermético, em local escuro e fresco. O anis estrelado permanece fresco por cerca de um ano, enquanto o anis estrelado moído começará a perder o seu sabor após seis meses.

Caso precise de anis estrelado moído, pode moer as estrelas inteiras (sementes e vagens) num moinho de especiarias ou num almofariz.

Dica: Toste o anis estrelado moído para obter um sabor mais intenso.

 

Benefícios do anis estrelado

As sementes de anis estrelado contêm ingredientes com propriedades antibacterianas e fungicidas.

O anis estrelado é utilizado na medicina popular para o tratamento de diversas doenças, mas não há evidência científica suficiente que comprove a sua eficácia no tratamento de: tosse, gases, perda de apetite, distúrbios menstruais e gastrites.

 

Sugestões de utilização:

Lombo de porco assado com especiarias

Coelho estufado com especiarias

Creme de anis estrelado

Compota de abóbora com anis estrelado

Bolo ensopado com calda de anis

Cup de Natal

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Illicium_verum

https://www.rotadasindias.pt/estrelas_de_anis_(fruto)

https://cozinhatecnica.com/2019/01/anis-estrelado/

 

14 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2021
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D

Em destaque no SAPO Blogs
pub