Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Liberdade aos 42

Liberdade aos 42

07
Set20

Alimentos de A a Z... Atum


No seguimento da rubrica "Alimentos de A a Z", hoje, apresento-vos o saboroso atum!

 

Alimentos de A a Z_atum.gif

 

Os peixes são usados na nossa alimentação há pelo menos 380.000 anos. Espécie migrante, o atum (género Thunnusé um dos peixes mais importantes do ponto de vista pesqueiro. Pertence à família da cavala apesar de apresentar um sabor mais forte. Este tipo de peixe encontra-se nas mais diversas águas do mundo: do Mar Mediterrâneo ao Mar Negro, do Pacífico ao Atlântico passando pelo Índico.

Na Grécia Antiga, já se usava conservar o atum em azeite ou salmoura. Os seus sucessores romanos preferiam o atum fresco e eram bastante exigentes na escolha, o bom atum tinha de vir de Bizâncio (actual Istambul) e ser  em épocas específicas do ano. 

Alguns séculos depois, os habitantes do sul da Sicília iniciaram a tradição de preparar grandes quantidades de atum em conserva, a forma mais popular de consumo, até hoje, no Ocidente. Como o atum só aparecia nas águas daquela região por um curto período de tempo, os sicilianos, a partir do século V, começaram a cortar os peixes obtidos no período de pesca em pequenos pedaços e salgá-los para que se conservassem por mais tempo. Este método de conservação permitiu que o atum fosse levado para cidades longe do mar.

No século XIV, o desenvolvimento das técnicas de conservação de alimentos popularizou ainda mais o atum, tanto no continente Europeu como no Novo Mundo.
Existem diversas variedades de atum incluindo anchova, albacora e atum. Normalmente, a melhor época para a pesca do atum vai de Setembro a Abril.

 

Informação Nutricional
 

O atum é um alimento densamente nutritivo. É uma excelente fonte de  de alta qualidade, é rico numa variedade de  importantes, incluindo os  , e as , niacina, B1, B6 e B12. Os peixes de água fria, como o atum, são uma fonte rica de 

O atum torna-se também rico em  devido ao facto dos óleos que o embalam serem ricos nesta .

 
Composição nutricional
(100g de parte edível)
Atum Fresco CrúAtum Conserva Óleo
Energia (kcal)141214
Água (g)68,761
Proteínas (g)24,124,3
 (g)4,913
 (g)00
Fibra (g)00
 (mg)0,10,02
 (mg)0,560,23
g = grama; mg = miligrama e µg = micrograma. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.
 
 
Vantagens e desvantagens
 

Além de ser uma óptima fonte de proteínas de alta qualidade, como os peixes de modo geral, o atum faz parte do grupo de peixes ricos em  ómega 3, uma  essencial que demonstra ter um efeito protector na saúde cardiovascular. 

O atum também é rico em , essencial para o transporte de oxigénio e para a formação de glóbulos vermelhos no sangue, para a produção de energia e para o sistema imunitário. 

 e o  são  importantes para a saúde dos ossos e dentes e contribuem para o bom funcionamento do sistema imunológico.
O atum é um peixe rico em . O  tem uma importante acção antioxidante, contribuindo para a prevenção de doenças crónicas. 

Na forma de conserva, o atum também é muito rico em . Esse mineral participa em vários processos no organismo, como no funcionamento das contracções musculares, impulsos nervosos, equilíbrio de água no organismo etc. Porém, em excesso, o  pode levar ao aumento da pressão arterial, um dos factores de risco mais importantes para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. 

O atum também é especialmente rico em  B3 (niacina), B6 (piroxidina) e B12 (cobalamina). A niacina participa nos processos relacionados com o material genético, permitindo o crescimento e o desenvolvimento saudável. A  é importante para o bom funcionamento do sistema imunológico. A  juntamente com  diminui os níveis de . A  é um composto intermediário produzido durante o ciclo de metilação, é directamente prejudicial para as paredes da artéria, e níveis elevados de  no sangue são considerados um importante factor de risco para . A  é fundamental para o bom funcionamento das células nervosas e do sistema neurológico, além de participar na produção de glóbulos vermelhos e das células do tecido ósseo.

Porém, o atum contém um composto designado purina. Uma ingestão excessiva em  pode aumentar os níveis de  no sangue (e conduzir ao aperecimento de gota).

 

Como comprar e conservar
 

O peixe fresco deve ter a superfície limpa e brilhante e a carne firme – ao ser pressionada com o dedo a superfície não deve ficar marcada. Quando se compra o atum deve-se certificar que não se apresenta seco ou com manchas castanhas. O olfacto é um bom indicador de frescura. O odor do atum fresco deve fazer lembrar o odor das algas ou da maresia. Um odor muito forte, principalmente que faça lembrar o cheiro do amoníaco, indica que o peixe está deteriorado. Se o atum estiver em postas, a carne deve apresentar-se firme e a cor brilhante. 

Ao armazenar é importante mantê-lo no frio, pois é sensível à temperatura. 

Deve colocar-se o peixe dentro de um recipiente hermeticamente fechado cheio de gelo. Os peixes devem ser colocados na prateleira do frigorífico mais próxima do congelador, que é a sua zona mais fresca. Deve-se repor o gelo uma ou duas vezes por dia. O período de tempo que o atum fresco pode ficar armazenado nestas condições depende da sua frescura. O peixe que foi capturado no dia anterior à compra pode ser armazenado por cerca de quatro dias, enquanto o peixe que foi capturado na semana anterior só pode ser armazenado por cerca de um ou dois dias.

Pode-se estender a vida útil de atum através do congelamento. Para fazê-lo deve colocar-se o atum num recipiente hermeticamente fechado e conservá-lo na parte mais fria do congelador onde se irá manter por cerca de três meses.

Quando se compra atum em lata, deve-se ter o cuidado de verificar o estado intacto da embalagem, e verificar também o prazo de validade do produto.

 

Sugestões de utilização:

Podem encontrar várias receitas aqui.

 

https://saboreiaavida.nestle.pt/bem-estar/atum

https://nationalgeographic.sapo.pt/historia/44-edicoes/156/106-atum

https://www.pingodoce.pt/coleccoes/receitas-com-atum/?pagina=3

https://tradicional.dgadr.gov.pt/pt/cat/peixe-e-produtos-do-mar-rio/1037-atum-em-conserva

https://pescazores.com/conhecer-o-pescado-de-portugal-2-atum-albacora/

22 comentários

Comentar post