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Liberdade aos 42

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30
Nov20

Alimentos de A a Z... Brócolos


Na sequência da rubrica "Alimentos de A a Z", hoje, apresento-vos os brócolos.

 

Alimentos de A a Z_brócolos.gif

 

Os brócolos fazem parte da família das couves crucíferas (como a couve-flor, o repolho ou a couve-de-bruxelas), denominada de CruciferaeOriginários de Itália, do tempo da Roma Antiga, são considerados um superalimento que fortalece o sistema imunitário e ajuda a defender o organismo do aparecimento de algumas doenças

 

Informação nutricional:

Desde as folhas, passando pelas flores e pedúnculos florais, tudo nos brócolos é comestível. Têm um baixo teor de proteínas,  e . São boas fontes de fibras (2,3 g, por 100 g), carotenos - pró-vitamina A - (687 µg por 100 g) e vitamina C, K e B9 (ácido fólico). Relativamente aos , são ricos em  e 

 

Benefícios para a saúde:

Efeito antioxidante
Os brócolos têm elevados níveis de glucorafanina, um composto que é convertido num potente antioxidante, o sulforafano, durante a digestão. Alguns estudos demonstraram que essa substância pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar e colesterol no sangue. Os brócolos têm também luteína e zeaxantina, outros antioxidantes que podem prevenir o dano celular nos olhos.

Promovem a saúde intestinal
Incluir os brócolos numa alimentação diversificada e equilibrada pode ajudar a regular a função intestinal, a reduzir os níveis de inflamação no cólon e a obter mudanças favoráveis nas bactérias intestinais.

Estimulam a função cerebral
Graças à sua riqueza nutricional, o consumo regular de brócolos, potencia a saúde do cérebro, além de poder retardar o declínio mental (fruto do envelhecimento celular)

Reforçam o sistema imunitário
A vitamina C é um dos nutrientes responsáveis pelo reforço do sistema imunitário, sabendo-se que uma ingestão diária de 100 mg a 200 mg (valor obtido com recurso a suplementação) pode ajudar a prevenir algumas infecções. 

Tornam os ossos mais fortes
Entre os muitos ingredientes que se encontram na composição dos brócolos, o facto de serem fonte privilegiada de vitamina K, cálcio, fósforo, zinco e vitaminas A e C, torna o seu consumo vital para a manutenção de ossos fortes e saudáveis.

Gravidez mais saudável
Durante a gestação, o organismo necessita de um aporte superior de vitaminas, minerais e proteínas que ajudam tanto a mãe como o bebé, nomeadamente, vitaminas de complexo B, em particular o ácido fólico, elemento essencial para o desenvolvimento do cérebro do feto e da espinal medula. Para superar essas necessidades recomenda-se o consumo de brócolos.

 

Como comprar e conservar:

Deverá escolher brócolos com uma coloração viva e sem manchas amarelas, a parte superior dos brócolos deve ser compacta e não deve estar danificada. Além disso, não devem ter flores amarelas desabrochadas porque é sinal de excessiva maturação.

Os brócolos são um alimento facilmente perecível, pelo que deverão ser conservados no frigorífico, dentro de um saco plástico aberto, onde poderão permanecer por 4 dias. Não deverá lavá-los previamente porque a presença de água à superfície acelera a degradação.

Os brócolos podem, também, ser congelados, mas como a congelação caseira é de menor qualidade, neste caso, poderá optar por variedades ultracongeladas.

 

Como utilizar:

O cheiro característico que se sente quando os brócolos são cozinhados provém dos compostos sulfurados, o que não deverá ser desculpa para prescindir deste valioso alimento.

Podem ser cozidos a vapor, salteados, utilizados em sopas ou cremes e em arroz.

 

Sugestões de utilização:

Arroz de brócolos

Bolinhos de brócolos

Brócolos gratinados

Brócolos salteados com alho

Creme de brócolos

Mini quiches de brócolos e queijo de cabra

Omelete de brócolos

Quiche de brócolos

Sopa de brócolos

Tarte de brócolos

 

https://lifestyle.sapo.pt/saude/peso-e-nutricao/artigos/6-razoes-para-comer-brocolos

https://www.medis.pt/mais-medis/dieta-e-nutricao/alimento-do-mes-brocolos/

https://www.bonduelle.pt/sobre-nos/do-campo-a-mesa/le-brocolo-um-concentrado-de-energia/818/88

https://www.portaldadialise.com/articles/conhece-o-lado-negro-dos-broculos

https://www.celeiro.pt/cuide-de-si/temas-de-saude/brocolos

https://revistajardins.pt/a-cultura-da-couve-brocolo/

https://saboreiaavida.nestle.pt/bem-estar/brocolos#gs.lqxz6r

https://www.vidaativa.pt/brocolos/

https://www.saberviver.pt/comida/nutricao/brocolos/

https://www.be-the-story.com/pt/alimentacao-saudavel/brocolos-saude-e-sabor/#

http://www2.insa.pt/sites/INSA/Portugues/AreasCientificas/AlimentNutricao/AplicacoesOnline/TabelaAlimentos/PesquisaOnline/Paginas/DetalheAlimento.aspx?ID=IS550

https://www.revistasauda.pt/noticias/Pages/Factor-C.aspx

 

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