Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Liberdade aos 42

Liberdade aos 42

25
Jan21

Alimentos de A a Z... Canela


Na sequência da rubrica "Alimentos de A a Z", hoje, apresento-vos a canela.

 

Alimentos de A a Z_canela.gif

 

História

A canela provém de uma árvore tropical, a caneleira - Cinnamomum zeylanicum - e já foi mais preciosa do que o ouro e a prata. O poder aromático desta planta era já conhecido na China e na Índia no século IX a.C. O herborista inglês do século XVII, Nicholas Culpeper, recomendava a canela como preventivo contra o escorbuto.

Os antigos egípcios valorizavam muito a canela e utilizavam-na para embalsamar e também em bruxaria. Os antigos gregos e romanos já a conheciam através das suas rotas de guerra e comércio.

O primeiro registo de uso de canela foi no antigo Egipto, mas também é mencionada no Antigo Testamento como um ingrediente do óleo de unção sagrado. Tem sido utilizada em todo o mundo como um alimento e como um perfume, e o seu aroma revelou-se particularmente popular entre os romanos. Contudo, na Idade Média a oferta não conseguiu acompanhar a procura e o seu valor subiu para níveis elevados. Para alimentar as massas, os exploradores europeus partiram para o Novo Mundo para encontrar canela, mas só quando os comerciantes portugueses chegaram ao Sri Lanka (antigo Ceilão), no início do século XVI, foi encontrada uma fonte suficientemente grande.

Os portugueses conquistaram o Ceilão, em 1536, com o único propósito de alcançar o monopólio do lucrativo comércio da canela mas entraram em guerra com os holandeses que foram ganhando controlo sobre as especiarias do sudueste asiático e monopolizaram o comércio da canela durante bastante tempo tendo, no entanto, perdido este monopólio para os franceses e mais tarde no século XVIII para os Ingleses.

A canela, que encontramos à venda em Portugal, proveniente da região central de Sumatra, na Indonésia, de origem sustentável, pode demorar até 20 anos a desenvolver os óleos altamente voláteis que lhe conferem um sabor quente, doce e ligeiramente picante. A casca é especialmente recolhida do fundo da árvore, onde o sabor é mais intenso e depois cortada, limpa e envelhecida no local antes de ser cuidadosamente embalada.

Os paus de canela inteiros têm apenas um suave aroma quando são recolhidos pela primeira vez, mas depois de partidos ou molhados, exalam o seu aroma mais intenso e inconfundível. Um sabor doce e amadeirado, a canela tem uma suave nota cítrica, e o seu sabor picante é muitas vezes comparado ao poderoso cravo-da-índia. Além da textura, não há diferença de sabor entre a canela moída e o pau de canela, o que difere é a forma como é usada. Os paus são usados da mesma forma que as folhas de louro, e não devem ser comidos. O pó, por outro lado, é usado em misturas.

 

Propriedades

Na Índia era recomendada como contraceptivo feminino. O óleo essencial tem propriedades anti-fúngicas e anestésicas, sendo eficaz em massagens, diluído num óleo base, para dores reumáticas, arterite e dores musculares.

A canela estimula o sistema gastrointestinal, circulatório e respiratório, tendo acção revigorante sobre o organismo. Sempre foi utilizada para combater vários problemas gastro-intestinais como flatulência, perda de apetite, diarreia, parasitas e espasmos intestinais.

Investigações recentes comprovaram que a canela ajuda a baixar o açúcar no sangue sendo recomendada em alguns casos de diabetes tipo 2. Um estudo realizado pela organização médica internacional “The Endocrine Society”, publicado no “Journal of the Endocrine Society”, e divulgado na revista “Galileu”, revela que o consumo de canela ajuda a controlar os níveis de açúcar no organismo em indivíduos que sofrem de pré-diabetes.

 

Benefícios associados ao consumo

Um chá feito com mel e canela pode beneficiar o sistema imunitário, e é tradicionalmente usado para combater também os sintomas de gripes e constipações. 

 

Contra-indicações:

O uso de canela não é recomendado a grávidas por ser um estimulante uterino. O óleo essencial pode causar dermatite de contacto, irritação das mucosas ou reacções alérgicas sobretudo a cinnamomum cassia (canela da China).

 

Sugestões de utilização:

Os paus de canela não são apenas usados em vinho quente, podem ser usados para realçar uma grande variedade de pratos. Experimente adicioná-los ao arroz cozido a vapor (durante a cozedura) para obter um prato deliciosamente reconfortante, ou adicione ao café ou chocolate para conferir um toque quente. Polvilhe canela em pó sobre tartes de maçã, bolos e biscoitos. Ao pequeno-almoço, adicione uma pitada sobre uma torrada quente com manteiga ou mel. Por mais estranho que possa parecer, a canela em pó, também combina muito bem com receitas salgadas, nomeadamente, estufado de carne de vaca ou cordeiro, conferindo-lhe uma maior profundidade de sabor.

Ananás flamejado com moscatel e canela

Argolas de canela

Batido de banana, morangos e canela

Bavaroise de banana e canela

Bolo de canela

Bolo de canela e noz

Bolo de maçã e canela

Coxas de frango, figos e canela

Crepes de lima e canela

Delícia de banana com canela

Muffins de canela

Pão doce de canela

Queques de pêra e canela

Sopa de beterraba, canela e abóbora

Tarte de maçã e canela

Trança de amêndoa com canela

 

https://lifestyle.sapo.pt/saude/peso-e-nutricao/artigos/os-beneficios-da-canela

https://ncultura.pt/10-beneficios-da-canela-para-a-sua-saude-que-vai-gostar-de-conhecer/

https://www.margao.pt/historias-de-sabor/origem/canela

https://www.celeiro.pt/cuide-de-si/temas-de-saude/canela

https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/1609614/a-canela-e-os-seus-incriveis-superpoderes

https://www.viversaudavel.pt/estudo-consumo-de-canela-controla-niveis-de-acucar-em-pre-diabeticos/

https://academic.oup.com/jes/article/4/11/bvaa094/5870882

https://goldnutrition.pt/artigos/canela-do-ceilao-vs-canela-normal-qual-a-diferenca/

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    MJP 25.01.2021

    Eu também gosto muito!
    Obrigada! Dia Feliz e Boa semana!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Mais sobre mim

    foto do autor

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Pesquisar

    Arquivo

      1. 2021
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2020
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2019
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D

    Em destaque no SAPO Blogs
    pub