Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Liberdade aos 42

Liberdade aos 42

31
Mai21

Alimentos de A a Z... Cebola


Retomando a rubrica "Alimentos de A a Z", hoje, apresento-vos a cebola. 

 

Alimentos de A a Z_cebola.gif

 
A cebola é sobejamente conhecida por provocar lágrimas enquanto é manipulada, mas de forma alguma este contratempo impede que seja degustada diariamente!
 

A cebola é um bolbo que, tal como o alho, pertence ao género Allium.
Pensa-se que teve origem na Ásia há mais de cinco mil anos. Nesta altura, os egípcios utilizavam a cebola quer como género, para pagar aos trabalhadores que construíam as pirâmides, quer como adorno para as tumbas egípcias dos reis, crentes que estes adquiriam os dons fornecidos pela cebola após a vida.

Ao longo dos tempos a cebola tem sido apreciada não só como ingrediente-chave de diversos pratos como também pelas suas propriedades terapêuticas. Era bastante popular entre os anciãos gregos e romanos como tempero quando não encontravam uma especiaria suficientemente picante. Entre as populações mais pobres, a cebola era a eleita devido ao seu baixo custo.

Cristóvão Colombo transportou cebola para as Antilhas e daqui o seu cultivo propagou-se por todo o hemisfério ocidental. Actualmente, os principais países produtores de cebola são a China, Índia, Estados Unidos, Rússia e Espanha.

 

Forma e variedades

Trata-se de uma planta bianual, cuja parte comestível, ou bolbo, consiste no engrossamento da zona da base das folhas, que se tornam carnudas, com uma cor que varia entre o branco e o violeta, cobertas por uma capa exterior de cor branca, vermelha e roxa, ou amarela e cor-de-ouro, consoante o tipo ou a variedade, rica em substâncias que contêm enxofre, que por sua vez é precursor de compostos voláteis tornando-se, consequentemente, o responsável pelo seu forte odor e sabor.

Um alimento com baixo  o seu teor em água ronda os 94%. Há que salientar a importante contribuição da fibra; de , nomeadamente a C, E e as do complexo B (, B3 e B6), tais como  e . Além destes, ainda fornece uma quantidade considerável de alguns , como , cobre, crómio, manganésio e molibdénio.

 

Vantagens e desvantagens

A cebola é um alimento rico num composto responsável pelos seus principais atributos, como sabor e odor pronunciados - disulfureto de alilo propilo. Adicionalmente, este composto está envolvido em mecanismos que conferem benefício para a saúde, como por exemplo - pela competição, a nível hepático, com os receptores de  favorecendo o aumento de insulina disponível na corrente sanguínea para metabolizar a glicose diminuindo, desta forma, os valores de .

O crómio, também presente em quantidades consideráveis neste alimento, auxilia as células na resposta à acção da . Alguns estudos clínicos revelam que o crómio pode diminuir, em doentes diabéticos, os níveis de  em jejum, melhorando a tolerância à glicose, diminuindo os níveis plasmáticos de  bem como os de  total e triglicerídeos, aumentando os de .
As  C e E apresentam capacidade antioxidante sendo fundamentais na formação de colagénio, glóbulos vermelhos, ossos e dentes. A  também promove a absorção do  férrico.

Um flavonóide particularmente abundante na cebola é a quercetina, conhecida pelas suas propriedades  e anti-inflamatórias, motivo pelo qual deve privilegiar o consumo de cebola durante o período de gripe ou constipação.

 e  também desempenham um papel importante na formação dos ossos e dentes assim como no bom funcionamento intestinal, nervoso, muscular e imunitário.  
O contributo do  é essencial para a formação de glóbulos vermelhos, síntese de material genético e de anticorpos.  

A evidência tem demonstrado que a ingestão regular de cebola reduz os níveis séricos de  total e a , ajudando a prevenir patologias do foro cardiovascular. Estes efeitos benéficos devem-se também ao teor em compostos sulfurados, crómio e  por diminuirem os níveis plasmáticos de  – factor de risco para esta patologia.

A ingestão de cebola associa-se ainda à redução de sintomas associados a condições inflamatórias, pois contém compostos que inibem a lipoxigenase e cicloxigenase –  que geram prostaglandinas inflamatórias e tromboxanos – reduzindo, desta forma, o efeito pró-inflamatório, que é potenciado pela acção da  e quercetina.

 

Como utilizar

Embora a cebola seja grandemente apreciada, apresenta um “senão” que é o facto de deixar sempre uma lágrima no olho de quem a manipula!

O composto responsável por este fenómeno é um disulfureto de alilo propilo que é produzido quando os compostos de enxofre se libertam pelo rompimento das células da cebola e são expostos ao ar.

Para atenuar este efeito, descasque a cebola cerca de uma hora antes do corte, desta forma, irá tornar mais lenta a actividade da enzima que produz o disulfureto de alilo propilo e é uma escolha alternativa ao método tradicional de cortar a cebola sob água corrente. Este último processo pode diluir a quantidade de disulfureto de alilo propilo, diminuindo a irritação nos olhos, mas também diminui os seus efeitos benéficos na saúde.

 

Sugestões de utilização:

Anéis de cebola com queijo

Aros de cebola fritos com molho de tomate

Asas de frango agridoces com cebola roxa

Atum de cebolada no tacho

Bacalhau de cebolada

Batatas assadas com cebola e bacon

Berbigão de cebolada

Bifanas de cebolada

Bifes de cebolada

Cebola caramelizada

Cebolas recheadas com atum

Chutney de cebola roxa, maçã e gengibre

Dourada assada com cebolinhas

Estufado de cebola nova caramelizada

Farofa de cebola roxa e cenoura

Frango com crosta de cebola

Iscas de cebolada

Pargo de cebolada

Pataniscas de beringela e cebola roxa

Pickles rápidos de pepino e cebola

Polvo de cebolada

Sopa de cebola

Sopa de cebola gratinada

Tarte de bacon cebola e pimento assado

Tarte de cebola caramelizada com queijo azul

Tortilha de batata e cebola à espanhola

 

https://saboreiaavida.nestle.pt/bem-estar/cebola#gs.2n6v4m

https://www.continente.pt/stores/continente/pt-pt/public/Pages/ProductDetail.aspx?ProductId=5063153(eCsf_RetekProductCatalog_MegastoreContinenteOnline_Continente)

https://www.bejo.pt/cebola?f%5B0%5D=field_organic%3A0

https://omeujardim.com/artigos/como-cultivar-cebolas

https://acientistaagricola.pt/como-plantar-cebola/

https://www.teleculinaria.pt/blog/ingrediente-rei-cebola/

https://www.teleculinaria.pt/videos/cortes-de-cebola/

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    MJP 31.05.2021

    Não gostas de cebola ou não gostas que a cebola (te) faça chorar?!...
    Obrigada!
    Dia Feliz e Boa semana!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Mais sobre mim

    foto do autor

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Pesquisar

    Arquivo

      1. 2024
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2023
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2022
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2021
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2020
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2019
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D

    Em destaque no SAPO Blogs
    pub