Alimentos de A a Z... Cereja
No seguimento da rubrica "Alimentos de A a Z", hoje, apresento-vos a cereja.
Em meados de Abril, e com a chegada do bom tempo, chegam as cerejas, um fruto muito apreciado não só pelos adultos, seduzidos pela sua doçura, mas também pelas crianças, sustentando as suas brincadeiras de faz de conta.
Originária do Médio Oriente, adaptou-se com facilidade a zonas de clima temperado. Os pomares de cerejeiras encontram-se, sobretudo, a norte do rio Tejo.
Das variedades que podem ser encontradas, destacam-se as cerejas doces e as ácidas, sendo estas últimas conhecidas por ginjas. Este parente da cereja doce, a cereja ácida, é utilizada para fazer o conhecido licor, a ginjinha. Mas Portugal não é o único país a utilizar esta variedade para fazer bebidas: na Alemanha produz-se o Kirsch e na Croácia, o Maraschino.
Informação Nutricional
Entre os componentes da cereja, podemos encontrar os ácidos fenólicos e flavonóides, não produzidos pelo nosso organismo e importantes antioxidantes. Este fruto apresenta um considerável teor em fibra, vitamina C e carotenóides.
Benefícios associados ao consumo
A cereja tem um interessante valor nutricional graças à presença dos fitoquímicos, uma substância com propriedades de protecção celular e anti-inflamatórias.
Pela sua elevada quantidade de água e riqueza em potássio, possui propriedades diuréticas que fazem da cereja um ótimo fruto para eliminar toxinas e evitar a retenção de líquidos. O potássio é também essencial para a regulação do ritmo cardíaco e actividade muscular.
Como comprar e conservar
Devem escolher-se as cerejas que apresentam uma consistência firme e uma cor vermelha e brilhante, sendo estas as características principais que indicam a frescura deste fruto. Devem também exibir um pedúnculo verde, ser carnudas e apresentarem-se limpas e secas.
Dependendo do tempo de armazenamento que se lhe quer dar, deve ter-se em atenção a sua maturação aquando a compra. Uma cereja madura é mais pesada e doce, face a uma imatura. Devem evitar-se sempre os frutos moles, pegajosos, rachados ou podres.
Pode conservar as cerejas no frigorífico ou à temperatura ambiente, consoante o tempo de durabilidade pretendida. No frigorífico devem ser conservadas na zona mais fria, durante 3 a 5 dias. À temperatura ambiente as propriedades das cerejas podem alterar-se e a sua durabilidade torna-se mais reduzida.
Para que tenha cerejas sempre disponíveis, pode congelá-las, dentro de um saco de plástico, durante um período de cerca de 8 meses.
Como utilizar
A melhor forma de as saborear, e a mais comum, é ao natural. No entanto, pode utilizar as cerejas para preparar deliciosas sobremesas, conservas, compotas e bebidas.
Sabia que os pedúnculos deste fruto podem ser utilizados para fazer chá? Deixe-os secar ao sol, durante uma semana, e guarda-os num recipiente bem fechado. Verá que é delicioso!
Sugestões de utilização:
Bolo floresta negra com licor de cereja
Bolo invertido com cerejas em calda
Cerejas crisp (crumble de cerejas)
Cheesecake riscadinho de cereja
Pavê de Nata com cerejas cristalizadas
Strudel de cerejas e frutos secos
https://nutrimento.pt/noticias/cereja-uma-simples-fruta-ou-concentrado-de-saude/
https://ocio.dn.pt/experiencias/estas-sao-as-regioes-da-cereja-em-portugal/19876/
https://www.miele.pt/domestico/cerejas-2889.htm
https://www.centerofportugal.com/pt/tour/a-rota-das-cerejas/
https://saboreiaavida.nestle.pt/bem-estar/cereja#gs.3a8r8a
http://www.visitmadeira.pt/pt-pt/o-que-fazer/atividades/cereja
https://www.compo.pt/guia/plantas/ervas-aromaticas-frutas-legumes/cereja
https://www.lusiadas.pt/blog/prevencao-estilo-vida/nutricao-dieta/cerejas-propriedades-nutricionais
https://www.teleculinaria.pt/blog/ingrediente-rei-cereja/