Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Liberdade aos 42

Liberdade aos 42

25
Out21

Alimentos de A a Z... Feijão-verde


Na sequência da rubrica "Alimentos de A a Z", hoje, apresento-vos o feijão-verde.

 

Alimentos de A a Z_feijão-verde.gif

 

De nome é verde, mas na verdade pode ser riscado e até de tom roxo. Rico em vitaminas e minerais, o feijão-verde é uma boa fonte de fibra alimentar.

O feijão-verde não é mais do que a vagem do feijão seco, colhida antes do desenvolvimento das sementes. As vagens podem ter várias tonalidades, podendo apresentar-se totalmente verde ou verde riscado com outras cores, como o roxo.

Tem um comprimento variável e a forma pode ser larga e achatada ou relativamente cilíndrica. As espécies mais antigas possuem um fio fibroso ao longo da vagem, mas as mais recentes já não o têm, tornando a preparação e confecção do feijão-verde mais prática.

Pertence à família das leguminosas frescas e pode também ser denominado por vagem. A época do feijão-verde é entre o Verão e o início do Outono, mas está disponível no mercado durante todo o ano devido à sua aptidão para o cultivo em estufa.

Tem um baixo  e é rico em  e . Destacam-se os carotenos (pró-) e ; o  e . Além disso, constitui uma boa fonte de fibra alimentar.

 

Benefícios associados ao consumo

O feijão-verde tem efeitos protectores do sistema cardiovascular. Os carotenos e a  são excelentes , protegem de infecções e da oxidação das células e outros componentes do organismo. Além disso, a fibra,  e  desempenham um papel importante na protecção cardiovascular. O  e o  têm efeito complementar na manutenção da . O  é necessário para neutralizar a , uma molécula potencialmente perigosa e que aumenta os riscos de doença cardiovascular. O conteúdo de  do feijão-verde é razoável, sendo importante para a formação da hemoglobina. A hemoglobina é um componente dos glóbulos vermelhos do sangue, responsável pelo transporte de oxigénio para as células.

 

Como comprar e conservar

De preferência, deverá comprar feijão-verde não embalado, de modo a poder escolher aqueles de melhor qualidade. A vagem deve apresentar-se com uma textura tenra e com uma coloração verde vivo. Deverá fazer um pequeno estalido quando quebrada e conter uma polpa suculenta e sem fios. Se uma vagem tem no seu interior os feijões completamente formados, tenderá a ser fibrosa e dura. Não deverá ter manchas escuras ou amolgadelas. Se não puder consumir o feijão-verde imediatamente, deverá armazená-lo, sem lavar previamente, no frigorífico dentro de um saco plástico perfurado (na gaveta dos legumes). Poderá conservar-se durante cerca de 3 dias nestas condições.

Se na confecção usar a vagem inteira comece por cortar as duas pontas, começando pela parte que tem o pé. Puxe o “fio” que corre ao longo do feijão-verde e que mantém unidas as duas extremidades. Posto isto, devem ser lavadas de imediato em água corrente e fria.

Pode cortar o feijão em pedaços enviesados, óptimos para a sopa, ou no sentido do comprimento, por exemplo para acompanhar um peixe cozido.

Cozendo o feijão-verde no vapor irá preservar as vitaminas e os minerais. Se optar por água a ferver, coza entre sete a dez minutos. Não tape o tacho. No final da cozedura, o feijão-verde deverá ter mantido a cor e a textura estaladiça. No final da cozedura deve escorrer o vegetal muito bem.

Para utilizar o feijão-verde mais tarde, por exemplo, em saladas, há que mergulhá-lo em água gelada. Manterá assim a cor e a firmeza.

 

Sugestões de utilização:

Arroz de codorniz com feijão-verde redondo

Bacalhau da Noruega lascado com feijão-verde, tomate cherry e coentros

Cozido Vegan de Feijão-verde

Creme de cenoura com feijão-verde

Espadarte na frigideira com batata e feijão-verde

Feijão-verde com bacon

Feijão-verde com cogumelos e ovos mexidos

Feijão-verde estufado em tomate na frigideira

Feijão-verde guisado

Feijão-verde salteado com pimentos morrones

Gratinado de peixe com feijão-verde e couve-flor 

Jardineira tradicional

Pataniscas de feijão-verde

Peixinhos da horta com molho de abóbora

Risotto com feijão-verde e tomate assado

Salada de batata com feijão-verde

Salada de camarão com feijão-verde

Salada de feijão-verde com ovo

Salmão na chapa com feijão-verde salteado

Sopa de feijão-verde

Tarte de bacon com feijão-verde

Tortilha de frango e feijão-verde

https://lifestyle.sapo.pt/sabores/dicas/artigos/feijao-verde-o-bom-amigo-da-cozinha-e-da-saude-anda-esquecido

https://saboreiaavida.nestle.pt/bem-estar/feijao-verde

 

28 comentários

Comentar post

Pág. 1/2

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2021
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D

Em destaque no SAPO Blogs
pub