Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Liberdade aos 42

Liberdade aos 42

29
Nov21

Alimentos de A a Z... Goiaba


Na sequência da rubrica "Alimentos de A a Z", hoje, apresento-vos a goiaba.

 

Alimentos de A a Z_goiaba.gif

A goiaba é o fruto da goiabeira, árvore da espécie Psidium guajava, da família Myrtaceae, originária da América tropical, pode ser redonda ou oval. A sua casca é verde ou amarela, dependendo do grau de maturação. A polpa pode ser branca ou rosa escuro, contendo pequenas sementes duras. Tem um sabor suave e doce, como uma mistura de pêra e morango, se estiver bem madura.

É uma fruta tropical deliciosa, nutricionalmente rica em proteínas, hidratos de carbono, cálcio, fósforo, ferro e vitaminas (A, B2 [riboflavina])  B3, B4, B9 [ácido fólico] e C). O seu teor de vitamina C é cinco vezes superior ao da laranja. Tais propriedades têm um enorme impacto positivo na saúde, tornando-a a fruta ideal para aqueles que querem atingir uma boa forma física, mas também para os que simplesmente se preocupam com a sua saúde.

 

Benefícios associados ao consumo

Desde a sua acção antioxidante e regulação do trânsito intestinal, ao efeito protector na gravidez e no sistema imunitário, a goiba é uma fruta deliciosa e a que o corpo agradece pelo impacto positivo que traz.



Efeito antioxidante

Existem determinados nutrientes na composição da goiaba com um elevado potencial antioxidante, como a vitamina C. Estes elementos são exímios a neutralizar os radicais livres, substâncias químicas altamente instáveis e reactivas que, quando produzidos em excesso pelo nosso corpo durante o exercício físico intenso ou prolongado, são tóxicos e capazes de destruir células saudáveis do nosso organismo. 

Gravidez

Devido à presença rica em folato (vitamina B9) ou ácido fólico, a goiaba é também um alimento amigo das grávidas, por ser uma vitamina essencial para o desenvolvimento normal do feto.

Sistema imunitário

folato, juntamente com a vitamina C e cobre, contribuem também para um adequado funcionamento do sistema imunitário.

Coloração normal

Pela riqueza em cobre, ajuda a manter a coloração normal, tanto da pele como do cabelo.

Controlo do peso

A elevada concentração de fibras, o reduzido valor calórico e o baixo índice glicémico próprios da goiaba, são características fundamentais que se procuram quando se pretende perder peso.

A goiaba, por estes e outros tantos benefícios que nos consegue proporcionar, é conhecida por muitos como uma verdadeira superfruta.


Como consumir goiaba

Segundo a Organização Mundial de Saúde, diariamente dever-se-á promover o consumo de pelo menos 400g de hortofrutícolas (fruta e hortícolas), o correspondente a 5 porções destes alimentos (preferencialmente 2 porções de fruta e 3 de hortícolas), de forma a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, obesidade e alguns tipos de cancro. Uma porção de goiaba corresponde em média a 80-100g.

A goiaba é muito utilizada na confecção de doces como na goiabadacompotas e sumos. No entanto, o seu consumo ao natural é o mais indicado para um melhor aproveitamento dos seus benefícios.

Experimente uma goiaba a meio da manhã, quando fizer a sua pausa do trabalho ou dos estudos. Corte a goiaba ao meio depois de bem lavada e, com uma colher, remova a polpa e aprecie esta magnífica fruta ao natural.


Como escolher e conservar

Consoante a variedade, a goiaba apresenta um formato redondo ou oval, casca de cor verde ou amarela, polpa branca ou avermelhada com várias sementes. Quando bem madura, tem um sabor doce, uma textura suave e um agradável aroma.

Em relação à conservação, deve ser deixada à temperatura ambiente numa fruteira, com as restantes frutas. A goiaba madura deve ceder ao toque e ter um aroma típico e agradável. Depois de madura, mantenha-a no frigorífico e consuma em pouco tempo.


Sugestões de utilização:

Bebida cremosa de goiaba

Bolo de goiabada

Cheesecake de goiaba

Compota de goiaba

Crumble de goiaba

Doce de goiaba

Enroladinhos de goiaba

Flan de goiaba

Gelado de goiaba

Geleia de goiaba

Goiabada caseira

Goiabada fit

Goiabas em calda

Mousse de goiaba

Mousse de goiaba com iogurte

Mousse de goiaba e limão

Petits gâteaux de goiaba

Pudim de goiaba

Smoothie de goiaba e maracujá

Sorvete de goiaba vermelha

Sumo de goiaba e banana

Tarte de goiaba e maçã

 

https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Comida/Receitas/noticia/2020/03/goiaba-beneficios-e-receitas-com-fruta-de-aroma-e-sabor-intensos.html

https://feed.continente.pt/receitas/goiaba-superfruta-tropical

https://pt.wikipedia.org/wiki/Goiaba

https://www.fiel.pt/pt/catalogo/frutos-exoticos-comuns/goiaba-vermelha/?tab=6&

 

20 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2022
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2021
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D

Em destaque no SAPO Blogs
pub