Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Liberdade aos 42

Liberdade aos 42

20
Dez21

Alimentos de A a Z... Iogurte


No seguimento da rubrica "Alimentos de A a Z", hoe, apresento-vos o iogurte.

 

Alimentos de A a Z_iogurte.gif

 

O Iogurte é o leite fermentado mais popular do mundo. A sua fermentação ocorre pela acção de bactérias que se desenvolvem melhor em temperaturas elevadas (termofílicas), transformando o leite numa massa semi-sólida e levemente ácida (e por isso azeda). Por causa disso, fazer um bom iogurte requer um período de incubação no qual a temperatura é mantida numa zona óptima para o desenvolvimento das bactérias.

O iogurte, além de saboroso contém vários dos nutrientes de que o nosso corpo necessita. Por isso, consumir um iogurte por dia tem uma série de benefícios.

 

Benefícios associados ao consumo

O cálcio é um importante mineral e que deve estar presente numa alimentação saudável. Os produtos lácteos são a principal fonte de cálcio da nossa alimentação e o iogurte não é excepção! O cálcio possui vários benefícios sobre a saúde contribuindo para o normal funcionamento muscular e para a manutenção de ossos e dentes normais, por exemplo.

Um iogurte possui cerca de 15% - 20% da quantidade diária recomendada de cálcio pelo que pode ser um importante aliado no aporte diário de quantidades adequadas deste mineral. A quantidade de cálcio que cada pessoa necessita varia de acordo com a idade e género mas o cálcio é algo que deve ser consumido ao longo de toda a vida, seja durante a juventude quando os ossos se estão a formar e a crescer, seja já na idade adulta ou durante o envelhecimento; o cálcio contribui para reduzir a desmineralização óssea em mulheres pós-menopáusicas.

Além de cálcio, o iogurte contém também proteínas. Uma dieta rica em proteína pode contribuir para o desenvolvimento muscular sendo também bastante importante para outras funções do corpo.

Alimentos como o peixe e a carne são ricos em proteínas, no entanto, o iogurte é também fonte deste importante nutriente contendo normalmente cerca de 3-4 g de proteína por 100g de produto, pelo que, um pote de iogurte, normalmente contém cerca de 15%-20% da dose diária recomendada de proteína para um adulto médio.

Existem iogurtes com diferentes teores de matéria gorda podendo ser magro, meio gordo ou gordo. Um iogurte magro é um alimento sem gordura e um iogurte meio gordo é um alimento com baixo teor de matéria gorda. Deste modo, o consumo de iogurtes, nomeadamente magros e meio gordos, podem ser uma interessante opção para quem procura fazer uma dieta pobre em gorduras.

Enquanto os alimentos fermentados estão a ser definidos como uma das novas tendências de alimentação saudável, o iogurte revela os seus benefícios como leite fermentado. Sabia que um iogurte contém cerca de 1000 milhões de culturas vivas?

Os fermentos lácticos determinam o sabor e a textura do iogurte, mas também o ajudam a digerir a lactose do produto, podendo tornar o iogurte mais tolerável para consumidores com dificuldades de digestão da lactose. Como? A lactose, ao dividir-se em compostos mais facilmente digeríveis durante a fermentação será mais facilmente assimilada nos intestinos.

Com a grande variedade de iogurtes existentes, é fácil encontrar um de que goste e possa incluir no seu dia-a-dia e numa alimentação saudável!

Comer um iogurte por dia pode ser um delicioso hábito no âmbito de uma alimentação saudável. O iogurte pode ser encontrado em várias formas (simples, com sabores, para beber, etc.) e é fácil de conjugar com os seus acompanhamentos preferidos como fruta, frutos secos, granola, etc. É um alimento fácil de encontrar e de encaixar no seu estilo de vida. Consuma ao pequeno-almoço, como um lanche saudável em movimento ou experimente até incluí-lo nas suas receitas favoritas para tornar as suas sobremesas irresistíveis!

 

Sugestões de utilização:

Almôndegas com molho de iogurte e arroz de lima

Bifes de perú panados com molho de iogurte

Bolo de alperce e iogurte

Bolo de iogurte

Bolo de iogurte e cacau

Bolo de iogurte e côco

Bolo de iogurte saudável

Bolo de limão e iogurte

Bolo de mel e iogurte

Cogumelos panados com molho de iogurte

Delícia de iogurte com maçã e canela

Doce de iogurte

Esparguete com iogurte

Frango com grão-de-bico e iogurte de alho

Gelado de iogurte com nozes

Iogurte caseiro

Iogurte de verão

Manjar com iogurte

Massa com espinafres e molho de iogurte grego

Molho de iogurte e mostarda

Mousse de iogurte

Mousse de iogurte romã

Pescada com molho de iogurte e batata-doce assada

Pudim de iogurte

Queijadinhas de iogurte

Queques de iogurte

Semi-frio de iogurte

Sopa de pepino e iogurte

Tarte de cerejas com iogurte

Tarte de iogurte com frutos vermelhos

Torta de iogurte grego

 

https://www.cozinhatecnica.com/2020/05/iogurte/

https://www.danone.pt/artigos/o-iogurte/os-beneficios-de-consumir-iogurte-diariamente?gclid=Cj0KCQiAqvaNBhDLARIsAH1Pq51_lgbJiuGDYrnAvE6XlKQBu-tQ-_sLTKPGsRrbyRmA4Fyp6MoT50YaAgx0EALw_wcB

 

20 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2024
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2023
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2022
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2021
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D

Em destaque no SAPO Blogs
pub