Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Liberdade aos 42

Liberdade aos 42

27
Jun22

Alimentos de A a Z... Pêra


Na sequência da rubrica "Alimentoos de A a Z", hoje, apresento-vos a pêra.

Alimentos de A a Z_pêra.jpg

O género Pyrus (família Rosaceae) evoluiu provavelmente durante o Período Terciário, no sopé das montanhas de Tian Shen, na província de Xinjiang, na zona mais ocidental da China. Espalhou-se depois, tanto para Este como para Oeste. São consideradas um dos mais deliciosos frutos, combinando uma textura amanteigada, untuosa e sumarenta com um sabor e aroma muito ricos. Já as peras asiáticas, provenientes da China e do Japão são caracterizadas pela sua textura crocante e sabor adocicado. Apesar destas espécies não serem extensamente cultivadas noutras geografias, as plantações em várias zonas do mundo têm aumentado nas últimas décadas. As pêras também são conhecidas pelo seu nome japonês “nashi” ou “nihon nashi”. O primeiro registo escrito da produção de pêra na Europa data de 1000 d.c., escrita por Homero, na Grécia, que afirma que as pêras eram um dos “presentes de Deus”. A produção de pêra afirmou-se na Grécia, onde foram propagados vários cultivares. No século XVIII, na Bélgica e em França foram feitos grandes avanços na selecção dos cultivares mais amanteigados, nomeadamente “Beurré Bosc” e “Doyenné du Comice”.

Já a nossa Pêra Rocha, conta a história que em 1836, na propriedade do Senhor Pedro António Rocha no concelho de Sintra, foi encontrada uma pêra diferente. Com uma cor, textura e sabores diferenciadores, a Pêra Rocha do Oeste é uma variedade muito atractiva, também porque tem excelente capacidade de conservação e é muito resistente ao manuseamento e transporte, possuindo pouca perda de sabor durante o período de conservação.

A pêra Rocha do Oeste é um produto com DOP (Denominação de Origem Protegida), sendo uma variedade exclusivamente portuguesa. DOP é o nome atribuído a um produto cuja produção, transformação e elaboração ocorrem numa área geográfica delimitada, com um saber fazer reconhecido. O clima e o saber das gentes do Oeste foram determinantes para conduzir a um produto com qualidade excepcional e características organoléticas reconhecidas em todo o Mundo.

A pêra é um fruto rico em fibra,  e .

Possui quantidades apreciáveis de  como  B1, B2 e B3, , enxofre, , silício e . Este fruto também se caracteriza pelo elevado teor em água e baixo .

 

Benefícios associados ao consumo

A pêra, como fornecedor de fibra e água pode contribuir para o bom funcionamento intestinal. Auxilia na regulação dos níveis plasmáticos de  (mau ) e contribui para melhorar a função cardiovascular.

 promove a resistência a infecções, participa como co-factor em inúmeras reacções no nosso organismo, além de ser um importante antioxidante, ajudando a proteger contra os danos celulares.

 promove a função visual e reprodutora e contribui para a reparação e manutenção de tecidos como a pele e ossos.

 

Como comprar e conservar

No momento da aquisição, seleccione as pêras mais firmes, assim, pode armazená-las durante alguns dias até atingirem a maturação pretendida. Este fruto deve apresentar uma pele lisa e livre de contusões. Evite as pêras que se apresentem perfuradas, com manchas escuras ou moles.

Caso deseje acelerar o processo de amadurecimento da pêra, armazene-as dentro de um saco de papel à temperatura ambiente, senão acondicione-as no frigorífico, onde se manterão frescas por alguns dias.

Deve evitar armazenar a pêra em sacos plásticos fechados ou em espaços restritos, uma vez que terá uma exposição limitada ao oxigénio. Além disso, o gás etileno que produz irá naturalmente aumentar grandemente o processo de maturação, fazendo com que se degradem mais rapidamente. A pêra torna-se perecível quando madura.

Tende a absorver os cheiros, por essa razão, deve estar afastada de alimentos de aroma intenso.

 

Sugestões de utilização:

Almofadinhas de pêra, amêndoa e doce de pêra rocha com vinho do Porto

Boleima de pêra

Bolo de pêra

Bolo de pêra e limão

Cheesecake de pêra

Cocktail de pêra e laranja

Compota de pêra

Crumble de pêra e chocolate

Folhado de pêra com presunto e gorgonzola

Muffins de pêra e queijo

Néctar de pêra e cenoura

Pêra assada com mel e limão

Pêras douradas em mel

Pêras folhadas

Perna de perú com pêras bêbedas

Soufflé de pêra rocha

Tarte de pêra

Tarte de pêras com canela

 

https://www.compal.pt/origem-das-frutas/pera/

https://saboreiaavida.nestle.pt/bem-estar/pera

 

18 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2022
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2021
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D

Em destaque no SAPO Blogs
pub