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Liberdade aos 42

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25
Jul22

Alimentos de A a Z... Pitaya


Na sequência da rubrica "Alimentos de A a Z", hoje, apresento-vos a pitaya.

 

Alimentos de A a Z_pitaya.jpg

 

A pitaya é conhecida como a "fruta dragão" pela sua aparência escamosa e espinhosa. Já as suas flores são chamadas “flores da noite” uma vez que a planta floresce durante a noite com pétalas grandes e brancas.

Este fruto provém de algumas variedades de cactos e é originário de regiões subtropicais na América Central, especialmente do México. O cultivo de pitaya ganhou força noutros pontos do mundo, como no Brasil e outros locais de clima tropical.

O interior é parecido ao kiwi, com pequenas sementes espalhadas pela polpa. No entanto, a pitaya é mais doce.

A pitaya é um fruto exótico de excelente qualidade nutricional e baixo valor calórico, muito nutritivo com inúmeros benefícios para a nossa saúde. Destaca-se a presença das vitaminas B e C, e minerais como o ferro, potássio, cálcio, fósforo, magnésio e zinco. Não é uma fruta mitológica, mas tem superpoderes: antioxidantes, anti-inflamatórios, anticancerígena, entre outros.

A pitaya é habitualmente apreciada ao natural. Contudo, este fruto tropical dotado de um sabor fresco, resulta na perfeição em sumos e sobremesas. Mas no caso de querer experimentar incorporá-lo numa refeição, também pode (e deve!). A pitaya combina com pratos de peixe, principalmente bacalhau e atum. Sirva-a como acompanhamento, aos cubos, por exemplo, ou em cima do peixe.

É uma óptima opção para consumir em qualquer altura do ano. 

 

Benefícios associados ao consumo

Por ser rica em fibras, o consumo de pitaya ajuda no controlo do apetite sendo capaz de prolongar a sensação de saciedade.

O ferro e a niacina contribuem para o funcionamento normal do metabolismo, da produção de energia e para a redução do cansaço e fadiga.

A composição da pitaya, em vitamina B3 e ferro, faz com que este fruto dê o seu contributo na regulação da função psicológica e funcionamento do sistema nervoso.

A niacina ajuda a manter uma pele saudável e normal.

O ferro, encontrado na pitaya, contribui para a formação normal de glóbulos vermelhos, de hemoglobina e, consequentemente, para o transporte de oxigénio pelo organismo.

Por ser fonte de ferro, a pitaya dá o seu contributo para fortalecer o sistema imunitário e ajuda a prevenir doenças.

 

Como comprar e conservar

Opte pelo fruto com a cor rosa mais brilhante, evitando os que apresentam manchas escuras ou partes murchas. Quando pressionada, deve ceder ligeiramente. No entanto, pode optar por uma fruta firme, deixando-a amadurecer entre 1-2 dias.

 

Sugestões de utilização:

Bolo de pitaya

Bowl vitaminado de pitaya

Creme de pitaya

Creme de pitaya com maracujá

Gelado de pitaya

Geleia de pitaya

Limonada com pitaya

Mousse de pitaya

Muffins de pitaya

Pudim de pitaya

Smoothie de pitaya

 

https://feed.continente.pt/receitas/pitaya-a-fruta-dragao

https://www.receitasnestle.com.br/blog-post/pitaya-descubra-tudo-sobre-a-fruta-do-dragao

https://lifestyle.sapo.pt/saude/peso-e-nutricao/artigos/pitaya-conhece-os-seus-beneficios-para-a-saude

https://saboreiaavida.nestle.pt/bem-estar/pitaia-ou-fruta-do-dragao-um-poderoso-antioxidante

https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Comida/Receitas/Ingredientes/noticia/2020/02/pitaya-conheca-os-beneficios-da-fruta-e-aprenda-7-receitas.html

https://biolimentar.com/pitaya/

 

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