Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Liberdade aos 42

Liberdade aos 42

24
Out22

Alimentos de A a Z... Uva


Na sequência da rubrica "Alimentos de A a Z", hoje, apresento-vos a uva.

Alimentos de A a Z_uva.jpg

As inúmeras variedades de uva apresentam características distintas na forma, tamanho, tonalidade e sabor. Regra geral, os bagos têm uma forma redonda ou oval, possuem uma polpa semi-translúcida coberta por uma pele fina e a coloração varia entre o verde, vermelho e roxo escuro (uva preta).

De acordo com a forma como serão consumidas as uvas podem ser consideradas: 

  • Uvas de mesa – para consumo directo. Para terem esta classificação precisam de cumprir vários requisitos padrão relativos ao tamanho, coloração e forma, por exemplo;
  • Uvas de vinho – utilizadas na produção de vinho.

O processo de maturação da uva depende da variedade e da zona de cultivo e o momento de colheita estende-se desde o final do verão até ao princípio do inverno, normalmente entre setembro e novembro.

Pensa-se que a uva seja originária da Ásia, mas o seu cultivo teve o apogeu nas antigas civilizações Romana e Grega com o principal objectivo de produzir vinho. O seu cultivo foi ainda potenciado pelo facto desta bebida desempenhar um papel importante na religião cristã.

A uva pode ser considerada uma das frutas mais saborosas e mais saudáveis. Por isso, é uma das frutas mais populares por todo o mundo, pode apresentar várias cores, cada uma delas atraente e vibrante, em cachos pequenos, e são consumidas cruas, quando maduras. Além disso pode ser usada em vários doces, geleias, sumos, vinhos e xaropes. Quando as uvas ficam secas passam a designar-se de uvas passas ou passas de uva.

As uvas têm cerca de 80% de água e o seu conteúdo em , principalmente frutose e glicose, é o maior responsável pelo seu , cerca de 80 kcal/100g. 

O mineral cujo teor mais se destaca é o , tendo ainda um moderado teor de  e . Do grupo das  destaca-se o teor de  e, na uva preta, é de realçar também o teor em carotenos (pro-). A uva é ainda rica em  benéficos ao organismo, nomeadamente as antocianinas quercetina e .

 

Benefícios associados ao consumo

As uvas são conhecidas por serem um óptimo fruto para o coração. Isso porque, a uva aumenta o nível de óxido nítrico no sangue, que por sua vez irá reduzir a coagulação do sangue. As uvas são ricas em antioxidantes que ajudam na redução do processo de oxidação do mau colesterol. Pterostilbeno está presente nas uvas que pode também reduzir o nível de colesterol. Resveratrol e quercetina são os flavonóides, que atuam como poderosos antioxidantes, ajudando na protecção das paredes das artérias. O resveratrol reduz as actividades da hormona angiotensina, que pode aumentar a pressão arterial, reduzindo a largura das paredes das artérias. Estes antioxidantes também inibem os danos que podem ser provocados por radicais livres, limpando assim as toxinas do sangue.

A uva ajuda a prevenir a obstipação: é conhecida como um laxante devido à presença de ácido orgânico e de celulose. As uvas são ricas em fibra dietética que as torna potentes na limpeza do trato intestinal. São conhecidas para acalmar a membrana intestinal e estômago. A fibra insolúvel pode ajudar na formação de grandes quantidades e pode promover a excreção saudável.

A uva tem um alto teor de antioxidantes o que faz com que seja considerada uma fruta anti-cancro. O resveratrol existente na uva ajuda a reduzir o metabolismo de células cancerígenas. A uva mostrou ser bastante eficaz na prevenção do cancro de mama,  próstata, pele e intestino.

As proantocianidinas, outros antioxidantes presentes na uva também são eficazes contra o cancro, visto que ajudam a evitar o processo de oxidação causado ​​por radicais livres. 

A uva podem atrasar o aparecimento da doença de Alzheimer. O resveratrol encontrado nas uvas pode ajudar a retardar o processo de degeneração das células cerebrais e os danos que ocorrem devido aos radicais livres e a reduzir o nível de peptídeos amilóide-beta em doentes que sofrem de doença de Alzheimer.

A uva é uma excelente fruta para a saúde dos olhos por causa dos antioxidantes presentes que ajudam na redução de ocorrência de doenças tais como a degeneração macular e catarata. Estes antioxidantes também impedem o processo de oxidação e perda de visão.

As uvas são uma fonte de vitamina C e antioxidantes, o que as torna uma fruta maravilha para a saúde da pele. Os antioxidantes presentes nas uvas podem evitar o processo de oxidação dos radicais livres, evitando assim o envelhecimento, rugas, acne e manchas escuras. A vitamina C melhora o processo de digestão, que, eventualmente, ajuda na eliminação de toxinas do corpo. As uvas são também anti-microbianas e anti-inflamatórias. 

 

Como comprar e conservar

Uma vez que esta fruta não melhora o seu sabor depois de colhida, deve escolher uvas encorpadas, não enrugadas e a sua estrutura deve estar intacta, sem manchas ou mazelas, não devem libertar sumo, com os bagos firmemente presos ao caule.

A coloração da uva reflecte a sua maturação e doçura. A uva amarela deve apresentar uma tonalidade ligeiramente dourada, a uva vermelha deve ter uma cor uniforme e a uva preta deve ter uma cor bastante escura.

As uvas têm um período de vida de, aproximadamente, 2 dias quando armazenadas à temperatura ambiente, deteriorando-se muito facilmente. Assim, devem ser idealmente conservadas no frigorífico, em recipiente fechado, onde poderão durar até 7 dias.

 

Sugestões de utilização:

Bife da vazia Angus com uvas e queijo de cabra

Bolo de banana, aveia e passas de uva

Chá frio com meloa e uva

Cheesecake de uva e limão

Clafoutis de uvas

Coelho com uvas

Compota de uvas

Crumble de quinoa, uvas e cardamomo

Doce de uvas

Lombinho de porco com uvas

Panacota com salada de uvas e manga

Salada de batata com uvas e perú fumado

Salada de frango e uvas

Salada de pepino com tomate seco e uvas

Salmão com gengibre e uvas

Secretos de porco com uvas

Tarte de mascarpone e uvas

Tartelettes de uvas

 

Os 10 benefícios da Uva - Frutas do Cávado (frutasdocavado.com)

Uva | NESTLÉ (nestle.pt)

Receita Deliciosa de: 5 doces com uvas - Teleculinaria

Ingrediente Rei - UVA - Teleculinaria

 

24 comentários

Comentar post

Pág. 1/2

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2023
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2022
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2021
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D

Em destaque no SAPO Blogs
pub