Alimentos de A a Z... Vinagre
Na sequência da rubrica "Alimentos de A a Z", hoje, apresento-vos o vinagre.
O vinagre pode ser feito a partir de vinhos, como o vinagre branco, tinto ou balsâmico, ou a partir do arroz, trigo e de algumas frutas, podendo ser usado para temperar carnes, saldas e sobremesas ou ser adicionado a sumos.
O vinagre tem uma acção antibacteriana, ajuda a melhorar a digestão, a regular o açúcar no sangue, favorece a perda de peso, ajuda a regular o metabolismo das gorduras e actua como antioxidante, contribuindo para a prevenção de doenças.
Na Idade Média o vinagre era utilizado para estimular o metabolismo do ser humano porque, como o ácido acético estimula a produção de enzimas digestivas, era utilizado para promover um melhor aproveitamento dos nutrientes pelo organismo.
O vinagre branco ou vinagre de álcool é produzido a partir da fermentação de álcool de malte, milho ou cana de açúcar, tem uma cor transparente e é comumente usado como tempero para carnes e saladas, sendo uma boa opção para reduzir a quantidade de sal usada para dar sabor aos alimentos.
Também é muito usado na higienização de frutas e legumes, além de poder actuar como amaciador de roupas, tira mofo e neutralizador de cheiros, especialmente de recipientes plásticos que armazenaram comida e de urina de animais em tapetes e colchões.
Os mais conhecidos são os vinagres de maçã (sidra) e de uva, mas também é possível fazer vinagres a partir de outras frutas, como kiwi, framboesa, maracujá e cana de açúcar.
O vinagre de maçã é rico em antioxidantes e em nutrientes como fósforo, potássio, vitamina C e magnésio, enquanto o vinagre de uva, também conhecido como vinagre de vinho tinto, contém os antioxidantes das uvas roxas, que melhoram a saúde do coração e fortalecem o sistema imunológico.
O vinagre balsâmico tem cor bastante escura e consistência mais densa, possuindo um sabor agridoce que normalmente é usado como tempero de saladas de vegetais, carnes, peixes e molhos. É feito a partir da uva, e confere os benefícios dos antioxidantes desta fruta, como melhoria do controlo do colesterol, prevenção de doenças cardiovasculares e prevenção do envelhecimento precoce.
O vinagre de arroz tem a vantagem de não conter sódio, um mineral que compõe o sal de cozinha e que é o responsável pelo aumento da pressão arterial, podendo ser consumido com maior frequência por pessoas com hipertensão. Além disso, também pode conter antioxidantes (que ajudam na prevenção de doenças) e aminoácidos (que são partes de proteínas que melhoram o funcionamento do organismo). A sua maior utilização é no sushi, pois faz parte dos ingredientes usados na preparação do arroz.
Benefícios associados ao consumo
Devido às suas propriedades antifúngicas e antibacterianas, o vinagre foi usado por muito tempo como produto de limpeza e desinfecção de feridas.
Além disso, o vinagre é usado para manter vegetais em conserva, ajudando também a dar um novo sabor ao alimento. Também garante uma boa acidez no estômago, o que facilita a digestão e previne infecções intestinais, pois a acidez do estômago ajuda a matar fungos e bactérias que podem estar nos alimentos.
Os efeitos antiglicémicos do vinagre de sidra estão amplamente documentados. A diabetes tipo 2 é uma doença que se caracteriza pelo aumento da glicose no sangue devido a uma resistência à acção da insulina ou à incapacidade do organismo produzir esta hormona. O vinagre de sidra bloqueia a digestão total dos hidratos de carbono, reduzindo a glicemia sanguínea apos as refeições e melhorando a sensibilidade à insulina.
O vinagre de sidra contem fitoquímicos que protegem as moléculas de LDL da oxidação, uma etapa determinante na doença cardíaca.
Por todas estas razões, ao utilizar este vinagre, além de obter um paladar diferente, agradável e frutado, está a beneficiar o seu organismo. No entanto não o beba puro. As doses comuns variam entre 1 colher de chá de vinagre até 1 colher de sopa por dia, diluído num copo de água. Para a maioria das pessoas o sabor do vinagre com a água torna-se mais agradável quando se adiciona um pouco de mel.
Sugestões de utilização:
Atum braseado com redução de vinagre balsâmico
Bifes de perú grelhados com vinagre balsâmico
Borrego com redução de vinagre e menta
Chocos grelhados com molho vinagrete
Crumble de maçã e pêra com vinagre balsâmico
Espetadas de frango com vinagre de Sidra
Medalhões de salmão no forno com mel e vinagre balsâmico
Pavlova de morangos macerados em vinagre balsâmico, baunilha e manjericão
Queijo de cabra com avelã e vinagrete de pimento
Salada de batata com molho vinagrete
Salada fresca com vinagrete de framboesas
Salmão com vinagrete de coentros
Tacos de atum com vinagrete de cebola roxa
Vinagrete balsâmico com mostarda e mel
Vinagre de Sidra - Benefícios | Celeiro
Vinagre de sidra: quais os benefícios (reais!) para a saúde e perda de peso? (vidaativa.pt)
4 Tipos de Vinagre e seus benefícios - Tua Saúde (tuasaude.com)
Vinagre de Vinho: tempero de sonho | Tipos de vinho | Continente