Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Liberdade aos 42

Liberdade aos 42

10
Out20

Dia Mundial dos Cuidados Paliativos 2020


WHPCDay20_Logo_file_for_translation.png

 

O Dia Mundial dos Cuidados Paliativos (CP) é um dia de acção, para celebrar e apoiar os CP, por todo o mundo. Comemora-se anualmente, no 2º sábado de Outubro, sendo que, ao longo de todo o mês serão desenvolvidas actividades para divulgar e promover os CP. Este ano surge sob o lema: "My Care, My Comfort", com as seguintes mensagens-chave:

1. Com os CP, posso ter acesso ao melhor padrão de atendimento e ao mais alto nível de Conforto enquanto vivencio uma condição grave de saúde;
2. Os CP garantem que os cuidadores e familiares recebam o melhor apoio para fornecer cuidados e Conforto aos seus entes queridos em casa ou em instalações adequadas;
3. Os profissionais de saúde precisam de cuidados psicológicos, sociais, espirituais e conforto que se adquirem com treino em CP e com serviços Humanizados (com boas condições de trabalho, respeito e apoio ao exercício profissional);
4. Para garantir o melhor cuidado e Conforto disponíveis para todos, os CP devem ser integrados no sistema de saúde do meu país, inclusive por meio de reformas da Cobertura Universal de Saúde.
5. CP é um serviço essencial para o alívio da dor e do sofrimento relacionados com a COVID-19 e problemas de saúde pré-existentes.

Os CP visam melhorar a qualidade de vida das pessoas portadoras de doenças incuráveis (independentemente da sua idade) e suas famílias, abordando os seus problemas físicos, psicológicos, sociais e espirituais.

É fundamental recordar e enfatizar a necessidade urgente de uma acção concertada de governos, sector privado e sociedade civil para garantir:

  • A inclusão das pessoas na tomada de decisão sobre as suas opções terapêuticas, incluindo no fim de vida
  • Políticas de saúde direccionadas para as necessidades específicas das pessoas idosas
  • Acesso universal a CP para pessoas que vivem com doenças incapacitantes e morrem em consequência disso
  • Disponibilidade e acesso a medicação analgésica, incluindo opióides
  • Apoio, treino e equipamento adequado para que os profissionais de saúde e os cuidadores possam providenciar CP a quem deles precisa, na comunidade, nas unidades de internamento e no domicílio.

Os CP são um Direito Humano mas, ainda, existem milhares de pessoas, que vivem e morrem, com dor e sofrimento, apesar de possuirmos o conhecimento e as competências necessárias para melhorar a sua qualidade de vida, através da prestação de Cuidados Paliativos.

 

18 comentários

Comentar post