Sobre o S. Martinho...
"É na data do seu enterro, três dias depois de ter morrido em Candes, que se comemora o dia que lhe é dedicado. Acredita-se que, na véspera e no dia das comemorações, o tempo melhora e o sol aparece. O acontecimento é conhecido pelo “verão de São Martinho” e é muitas vezes associado à conhecida lenda de São Martinho." (in, Observador)
Reza a Lenda que, num dia frio e chuvoso, enquanto seguia montado a cavalo, Martinho encontrou um mendigo na beira da estrada, a tremer de frio e, sem dispor de qualquer agasalho para lhe dar, pegou na espada e cortou o seu manto ao meio, cobrindo-o com uma das partes. Mais adiante, encontrou outro mendigo, a quem ofereceu a outra metade do manto e prosseguiu viagem, sem agasalho que o protegesse do frio e, de acordo com a Lenda, nesse momento, a chuva parou, as nuvens negras desapareceram dando lugar ao sol, e o bom tempo prolongou-se por três dias.
Existem muitas tradições grastronómicas associadas ao S. Martinho, que passam pelo consumo de castanhas, água-pé e jeropiga. (Mas é, também, tempo de bolotas, medronhos, marmelos, romãs, dióspiros)...
Uma excelente oportunidade para experimentarem receitas da vizinhança: coxas de frango assado com castanhas, sugestão da Margarida e mousse de castanhas, sugestão da Ana.
Feliz Dia de S. Martinho e Bom apetite!