Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Liberdade aos 42

Liberdade aos 42

11
Nov19

Sobre o S. Martinho...


"É na data do seu enterro, três dias depois de ter morrido em Candes, que se comemora o dia que lhe é dedicado. Acredita-se que, na véspera e no dia das comemorações, o tempo melhora e o sol aparece. O acontecimento é conhecido pelo “verão de São Martinho” e é muitas vezes associado à conhecida lenda de São Martinho." (in, Observador)

Reza a Lenda que, num dia frio e chuvoso, enquanto seguia montado a cavalo, Martinho encontrou um mendigo na beira da estrada, a tremer de frio e, sem dispor de qualquer agasalho para lhe dar, pegou na espada e cortou o seu manto ao meio, cobrindo-o com uma das partes. Mais adiante, encontrou outro mendigo, a quem ofereceu a outra metade do manto e prosseguiu viagem, sem agasalho que o protegesse do frio e, de acordo com a Lenda, nesse momento, a chuva parou, as nuvens negras desapareceram dando lugar ao sol, e o bom tempo prolongou-se por três dias.

Existem muitas tradições grastronómicas associadas ao S. Martinho, que passam pelo consumo de castanhas, água-pé e jeropiga. (Mas é, também, tempo de bolotas, medronhos, marmelos, romãs, dióspiros)...

Uma excelente oportunidade para experimentarem receitas da vizinhançacoxas de frango assado com castanhas, sugestão da Margarida mousse de castanhassugestão da Ana.

Feliz Dia de S. Martinho e Bom apetite!

 

43 comentários

Comentar post

Pág. 1/2

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2021
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D

Em destaque no SAPO Blogs
pub