Sugestão doce para a Páscoa...
Bom dia Pessoas Lindas e Maravilhosas!!!
Como já vos contei, uma das minhas paixões é cozinhar!!! (é altamente terapêutico, para mim!)
ADORO "perder-me" na minha cozinha... misturar ingredientes, fazer experiências... criar sabores...
Como sou muito indisciplinada... não consigo seguir receitas... (acho, sempre, que poderia melhorar o sabor se... adicionasse este ou aquele ingrediente...)
Hoje... partilho, convosco, uma receita que desenvolvi no fim-de-semana.... o ponto de partida foi uma receita tradicional algarvia, o folar de Olhão... que, rapidamente, se "perdeu" na minha cozinha... e... passou a ser o "Meu Folar"!
Aqui fica, então, a receita...
Folar à minha moda
Ingredientes
Massa:
- 600 g de farinha
- 100 g de açúcar amarelo
- 100 g de manteiga (à temperatura ambiente)
- 3 dl de leite morno
- 1 ovo
- 1 saqueta de fermento seco de padeiro (7g)
- 1 pitada de sal
- Margarina para untar
- Farinha para polvilhar
- Papel vegetal
- Geleia q.b. (a gosto) para pincelar
Recheio:
- Açúcar amarelo q.b.
- Canela em pó q.b.
- 2 colheres (sopa) de manteiga (derretida)
Preparação:
1. Dissolva o fermento nos 3 dl de leite morno. Deite a farinha na bancada, junte a pitada de sal e o açúcar amarelo, misture, abra uma cavidade no meio, adicione o ovo, a manteiga e o leite com o fermento e amasse até obter uma massa bastante homogénea e bem ligada.
2. Enrole a massa, coloque-a numa tigela polvilhada com farinha, faça-lhe um corte em cruz por cima, cubra com um pano húmido e deixe levedar até ficar com o triplo do volume. Estenda depois a massa numa bancada polvilhada com farinha, deixando-a em forma de rectângulo (com a menor espessura possível).
3. Prepare o recheio: derreta a manteiga numa tigela. Pincele a massa com a manteiga, polvilhe-a com o açúcar amarelo e a canela, depois enrole em forma de rolo (no sentido longitudinal) e corte-a em 8 pedaços. Disponha-os, em pé, numa forma, previamente, untada com margarina e forrada com papel vegetal (um rolo no centro e os sete à volta), cubra com um pano húmido e deixe levedar, novamente, durante 30 minutos.
4. Leve ao forno, pré-aquecido, a 180°C, durante cerca de 30 minutos ou até que esteja bem cozido (espete um palito para verificar). Retire do forno, desenforme, pincele com a geleia, deixe arrefecer e sirva decorado a gosto.
Bom apetite!!!
Dia Feliz!
(se tiverem alguma dúvida... perguntem!!!)